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Marketing e Vendas

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10 Dicas para aproveitar o Dia dos Namorados e outras datas comemorativas

11/06/18
Ivandro Rosa de Moraes

Ivandro Rosa de Moraes

Gerência de Soluções

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Os segmentos que mais lucram no período são os de moda, acessórios, perfumaria e eletrônicos

O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa que mais movimenta o comércio no País. Os segmentos que mais lucram no período são os de moda, acessórios, perfumaria e eletrônicos. Atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o dia que celebra o romantismo é uma excelente oportunidade para os comerciantes investirem na fidelização e no relacionamento com os consumidores. As expectativas são positivas, naturalmente, e os comerciantes esperam ampliar os resultados. Veja algumas dicas importantes para impulsionar suas vendas nesta e em outras datas:

1- Aposte no e-commerce

Com a expansão das ofertas via comércio eletrônico, o segmento de moda e acessórios, um dos setores mais comuns para presentear o cônjuge ou parceiro, liderou o volume de produtos pedidos nas plataformas virtuais em 2017, aumentando a sua participação nas vendas com 14,2%. Investir na modalidade de vendas através das plataformas virtuais é uma maneira criativa de impulsionar o negócio. Para 2018, o crescimento nas vendas do segmento deve ser de cerca de 12%, com faturamento previsto de R$ 53 bilhões, segundo a Ebit, empresa referência em informações sobre comércio eletrônico.

2 – Atenda em todas as plataformas disponíveis

Grande parte dos brasileiros costuma deixar a aquisição do presente do amado ou da amada para a última hora. Com o esperado aumento da demanda, é vital se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade. O avanço tecnológico e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como Whatsapp é uma forma de superar as expectativas de vendas. É essencial se planejar para que o atendimento aconteça em tempo real. O consumidor anda cada dia mais exigente e não gosta de esperar.

3 – Planejamento

A data é a mesma sempre, 12 de junho, assim como outras datas também já estão sempre presentes no calendário comercial. O empresário precisa se antecipar para não ser pego de surpresa e arcar com os prejuízos. Muitos são os setores que lucram com datas como o Dia dos Namorados. Além dos presentes, os casais preparam uma celebração, que impacta no aumento das reservas nos restaurantes, por exemplo. O segmento de artigos e enfeites também vê a demanda crescer na ocasião. Portanto, no caso de uma loja de roupas, por exemplo, ficar atento ao estoque, variar o mix de produtos e oferecer condições especiais de pagamento e troca são alguns dos benefícios que podem atrair os clientes para o seu negócio.

4 – Promoções, vantagens e brindes personalizados

Mimar o cliente é um meio muito eficaz de criar um vínculo com seu público. Oferecer brindes personalizados agrada os consumidores fiéis e atrai novos compradores. Promover parcerias com outras empresas pode ser uma boa alternativa na hora de entregar a surpresa ao público.

5 – Surpreenda e impressione

Ações que surpreendam e impressionem os consumidores são boas para conquistar novos clientes. Distribuir flores ou amostras grátis e promover descontos especiais podem atrair a atenção dos consumidores. Com a popularização dos smartphones, criar aplicativos com ofertas exclusivas e personalizadas é uma ideia inovadora que gera resultados a longo prazo, afinal, você poderá mandar notificações sobre produtos para a clientela. Criar uma #hashtag para o cliente postar uma foto na sua loja ou utilizando a sua marca, em troca de um brinde, é um exemplo de ação interativa que pode render uma boa divulgação.

6 – Atendimento humanizado

Lembre-se que ambiente atrativo e colaboradores prestativos e respeitosos são essenciais. Decore a loja com artigos relacionados à data comemorativa, coloque as peças mais chamativas em evidência e treine sua equipe para prestar um atendimento de qualidade, com disposição de ajudar o consumidor a encontrar a melhor opção.

7 – Aumente o ticket médio

Ofereça mais produtos, sugira outras vendas para compor o presente e evidencie o custo-benefício das aquisições. Dê descontos progressivos por volume e, se possível, indique uma contrapartida, como um brinde ou frete grátis, em caso de vendas virtuais.

8 – Ofereça mais que uma venda

Qualifique sua equipe para oferecer mais do que os produtos disponíveis na loja. Tenha em mente que a data é factual, os clientes, não. Garanta que o consumidor viva uma experiência prazerosa que, após a efetivação de compra, traga a ele convicção de que fez um bom negócio. Comentários positivos sobre sua marca ou serviços na internet são excelentes para trazer mais vendas.

9 – Fidelize o cliente

Uma vez que o cliente se sente satisfeito com a experiência na aquisição do serviço ou produto, é natural que ele retorne para novas compras. Consumidor satisfeito faz boas recomendações e, consequentemente, traz novos clientes. Aposte em uma equipe dinâmica e diversa, que esteja aberta a aprender e tenha cordialidade e simpatia.

10 – Abuse das redes sociais

Com a democratização da conexão de internet no Brasil, o comércio eletrônico cresceu rapidamente. O comércio digital tem um apelo visual imensurável. O internauta é pescado principalmente pelos olhos. Divulgue fotos dos seus produtos e serviços e que valorizem sua marca. A descrição detalhada do que você comercializa é importante. Linguagem despojada e criativa pode ser o diferencial. Divulgar promoções e vantagens também é uma boa alternativa para atrair novos clientes.

Ou seja, não importa se no Dia dos Namorados ou em qualquer outra data comemorativa, é importante aproveitar o momento e surpreender seu cliente. Invista em ideias criativas e aposte na qualidade do produto e nos diferenciais que você pode oferecer aos seus clientes. Surpreenda, seja detalhista, ofereça mais do que o óbvio. Preços justos e ofertas atraentes podem ajudar a fidelizar sua clientela. Desta forma, você aproveite essas datas para expandir suas vendas e ganhar mais mercado.

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