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A startup gaúcha que vislumbrou o pioneirismo com chatbots de atendimento

atualizado em: 28/10/19
Ivana

Ivana

Jornalista

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A Ubots foi uma das primeiras a oferecer tecnologia de robôs de conversa em atendimento aos clientes de grandes empresas no Rio Grande do Sul. Rafael conta sua história com orgulho.

Os chatbots são programas de computador que simulam uma conversa humana através de aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. Atualmente, muitas empresas utilizam esse software para tornar o atendimento aos clientes mais fácil, rápido e prático. A Ubots é uma das empresas responsáveis por transformar a conversa com robôs em uma realidade para os gaúchos. Em 2016, a startup gaúcha atendeu o primeiro cliente. Três anos depois, já são 23 empresas atendidas.

 

Pouco tempo depois de o Facebook Messenger liberar a sua API para mensagens automatizadas, o co-fundador da Ubots, Rafael de Paula Souza, enxergou uma oportunidade de negócio. A partir dessa ideia, ele e mais quatro sócios criaram uma empresa especializada em desenvolver soluções para a digitalização do atendimento para grandes empresas. Os chatbots construídos pela Ubots utilizam inteligência artificial e oferecem aos clientes uma plataforma de atendimento via chat, serviços de integração e de curadoria, podem ser personalizados e realizar diversas tarefas, desde responder as perguntas simples à realização de vendas.

A startup gaúcha que vislumbrou o pioneirismo com chatbots de atendimento

Co-fundador da Ubots, Rafael de Paula Souza, enxergou uma oportunidade de negócio. Ele é case de empreendedorismo do Sebrae RS

Segundo Rafael, os chatbots  são fundamentados na ideia do excelente-eficiente. “O processo comum é o cliente ligar para um call center e ficar horas em uma ligação para resolver um problema simples. Queremos levar excelência para resolver esse sofrimento do cliente e levar eficiência para a empresa na hora de agilizar um grande número de atendimentos, tornando possível direcionar os custos do atendimento para a atividade do negócio”, explica o empresário.

O Ben, chatbot da Panvel Farmácias, foi o primeiro criado através da plataforma da Ubots. Atualmente, a empresa atende clientes como Sicredi, Eurofarma, Agibank e AGCO e diversas outras grandes empresas dentro e fora do Brasil. De acordo com Rafael, é importante que as empresas estejam nas mesmas plataformas que os clientes. “As pessoas utilizam mais canais de mensagem do que redes sociais. Se o cliente já está lá falando com a família e com os amigos, é vantagem para a empresa estar presente também”, finaliza.

 

Com o Sebrae RS

Desde março, a Ubots passou a contar com mais uma participação no time de 25 funcionários: o Sebrae RS. Com o StartupRS Scale, que busca auxiliar startups a escalar no mercado, a Ubots conseguiu atingir melhores resultados. O empresário pontuou mentorias na parte organizacional e o networking como grandes ajudas nesse crescimento. Agora, Rafael é case da nova campanha de marca do Sebrae RS, que está sendo lançada hoje.

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