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Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Pequena empresa de Teutônia se consolida na região do Vale do Taquari após aderir a um programa voltado para inovação e melhoria contínua do SEBRAE RS e CNPq
Em tempos de conscientização sobre saúde e bem-estar, o sucesso dos negócios voltados aos serviços que envolvem educação e condicionamento físico tem sido um destaque no Brasil. E não é diferente no município de Teutônia, na região do Vale do Taquari, a 100 km de Porto Alegre. Com mais de 700 clientes, a academia de hidroginástica e natação Corpo e Água ostenta um dos melhores títulos que empreendedores desejam: o reconhecimento dos clientes. Tudo começou a partir de ações estratégicas na gestão da empresa, que foram implementadas a partir da adesão ao Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Trata-se de um trabalho coordenado pelo SEBRAE RS, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Desde que começou a contar com o acompanhamento de um profissional do Programa ALI, a Corpo e Água registrou uma série de mudanças nas diretrizes idealizadas por seus empreendedores, tais como o desenvolvimento de inovações nos processos administrativos e uma atenção especial aos seus Recursos Humanos. A gestora do Programa ALI no SEBRAE RS, Michele Seleri, destaca que a adesão é um indicativo de que os empresários estão atentos às necessidades de melhoria contínua, qualificação e diferenciação em um mercado cada vez mais exigente.
“A partida inicial do trabalho é o diagnóstico da empresa que vai traçar um plano de execução e implantação de melhorias em gestão e inovações”, esclarece a gestora. Os conhecimentos adquiridos pelos empresários em diversas oportunidades criadas pelo SEBRAE RS são convertidos em impactos positivos econômico-financeiros. No caso específico do Programa ALI, o trabalho tem o objetivo de oferecer uma orientação proativa, especializada e gratuita. “O agente local de inovação passa a fazer parte do dia a dia nos pequenos negócios em que está acompanhando. Então, ele ajuda a promover a prática continuada de ações de inovação”, ensina Michele.
E foi assim que ocorreu na academia Corpo e Água, sobretudo, na relação de seus proprietários com os 16 colaboradores presentes para atender os alunos dos mais diferentes perfis e que utilizam a estrutura das instalações, incluindo equipamentos e tecnologias presentes nos ambientes. “O aperfeiçoamento técnico dos diretores é uma constante desde que a empresa existe. A sócia-proprietária, Maira Cristina Wolf Schoenell, frequenta há anos o congresso internacional de exercícios aquáticos conhecido como Aquatic Fitness Conference (IAFC), nos Estados Unidos. É de lá que chegam algumas das tecnologias presentes na academia”, revela a agente do ALI, Gisele Klein.
Envolvida diretamente nas estratégias que foram criadas para a Corpo e Água, Gisele comenta que há um ambiente muito agradável para a gestão do negócio. “Isso significa que os investimentos em equipamentos, tais como aquecedores de água, tratamento a ozônio, piscina com diferentes profundidades, calefações nos corredores e vestiários, estacionamento, dentre outras facilidades e comodidades, foram parte relevante da construção da empresa”, avalia.
Na sequência, um diferencial de grande valor surgiu, então, como estrela da nova fase da gestão: a valorização dos Recursos Humanos com capacitações para oferecer um atendimento altamente qualificado. “A Corpo e Água sempre procurou fazer uma administração responsável, organizada e voltada para o crescimento. Nesse sentido, o Programa ALI veio agregar muito. Juntos, visualizamos o que já estava bom, melhoramos e incrementamos vários métodos novos”, admite Edson Schoennell, administrador da empresa. Como resultado, a diminuição de custos de produção chegou a 360% com a troca de um dos fornecedores de produtos para a piscina e da mudança no tratamento de água com a racionalização do uso do hipoclorito.
Houve, também, redução do consumo de energia elétrica em mais de 200%, a partir da realização de uma campanha de uso consciente junto aos colaboradores com estímulo ao desligamento de lâmpadas, dos aparelhos de TV e de condicionadores de ar e com a instalação de um equipamento junto à caldeira para aquecimento da água da piscina, evitando assim o uso de motores elétricos para essa finalidade.
Entre as mudanças sugeridas a partir da colaboração da agente Gisele estão um código de ética e um manual de conduta. “Como o serviço da academia tem como finalidade a saúde e o bem-estar dos clientes por meio da atividade física, todo o cuidado sempre será necessário. O manual de conduta inclui a descrição da metodologia de ensino aos novos professores, ensino teórico e ensino prático, para cada modalidade diferente”, conta Gisele.
Além disso, há descritivos claros e objetivos sobre os benefícios oferecidos aos colaboradores (plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, auxílio em participação de cursos, entre outros). “A transparência que os empreendedores demonstram para com os profissionais ajuda a solidificar uma relação de confiança entre a equipe. O reflexo disso é também um esforço ativo para que os clientes se sintam bem assistidos no que diz respeito aos cuidados que vão receber dos professores. A empresa entende que colaborador satisfeito produz mais e é mais feliz”, salienta a agente.
Conhecimento que gera novidades
Especificamente sobre a gestão do negócio, Gisele trabalhou para formalizar informações como missão e visão da empresa, contratação de um software para gestão administrativa, elaboração de um programa de ação social para integração dos colaboradores e clientes em épocas festivas, realização de pesquisa de satisfação com clientes, incentivo de colaboradores a compartilharem conhecimentos e ideias para soluções de problemas e formalização de funções de cada cargo. “Somente com o software de gestão, foram alcançadas diferenças de redução de tempo e controle sobre questões financeiras de boletos e pagamentos e atualização de cadastro de alunos com suas fichas de presença, cancelamentos, remarcações de horários e até informações de saúde”, aponta a agente.
Em uma ação de engajamento com a comunidade, uma campanha próxima do Natal de 2014 resultou em arrecadação de alimentos e brinquedos que foram doados para famílias carentes do município. “A ação resultou na doação de 150 kg de alimentos e de 90 brinquedos”, lembra, citando que o engajamento começou a ser alinhavado conjuntamente com a elaboração de uma pesquisa de satisfação para medir e avaliar os serviços e processos com o ponto de vista dos alunos. “O canal de comunicação com o uso da rede social Facebook também ganhou incremento com estratégias de divulgação com fotos e depoimentos organizados e identificados”, relata.
Capacitações agregam valor e qualificam equipes
A criação de um plano de capacitação dos colaboradores reforçou a estratégia de buscar melhorias gerais e diferenciação de mercado na Corpo e Água. O estímulo aos funcionários para que participem de cursos, workshops e outros eventos passou a ser devidamente registrado, gerando informação para análise e complementos em caso de necessidades. O sócio-administrador Edson e uma colaboradora também participaram da Oficina do MEG (Modelo de Excelência em Gestão), buscando aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos em gestão.
Para todos foi proposta e incentivada a ideia de “pensar fora da caixa”, um exercício que provoca a intenção de inovação. O grupo também é motivado com verbas financeiras para congressos e palestras na área da saúde e da atividade física. No caminho inverso, palestrantes são levados ao local.
Na expectativa por resultados, o aumento de 8% no número de clientes e de 10% no faturamento atestam o acerto das ações realizadas. As primeiras pesquisas de satisfação dos clientes indicam 99,69% de aprovação com avaliações ótimo e bom na academia como um todo. “A paixão dos empresários pelo negócio é notável, assim como o espírito empreendedor. A cada visita de acompanhamento sou surpreendida com mais novidades e tarefas concluídas. É uma imensa satisfação trabalhar com empresários que se comprometem com o Programa ALI e executam as ações propostas”, conclui a agente Gisele.
Sobre o Programa ALI
Com o Programa ALI, pequenas empresas desenvolvem ações de inovação em produto, processo, marketing e gestão organizacional. Por meio de diagnóstico de oportunidades, elaboração de plano de ação, acompanhamento na implementação das soluções, aproximação com instituições científicas e tecnológicas e avaliação dos resultados para os setores de indústria, comércio e serviços.
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