Mais buscados: mEI Credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Depois de vender, o suporte técnico de excelência, rápido e qualificado é o que faz a diferença”. Foi com esse pensamento que o empresário Igor Nunes liderou um processo de mudança de visão na Acertsoft Sistemas Comerciais. E assim, a pequena empresa do Litoral Norte gaúcho teve resultados. Com um acompanhamento contínuo e especializado, a partir da adesão ao Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, hoje, a empresa prestadora de serviços na área de softwares de gestão comercial, posiciona-se como uma expoente de sucesso no mercado.
O Programa ALI é uma parceria entre o SEBRAE RS e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2016, a Acertsoft completa 10 anos de atividades e os resultados após o trabalho são representativos: redução de custos em 15%, aumento da produtividade em 30%, aumento da lucratividade em 10% e melhor relacionamento com os clientes.
À frente das mudanças entrou a dedicação da Agente Local de Inovação Gisele Guimarães. “No primeiro momento, o diagnóstico foi revelador sobre a necessidade de ajustes na gestão da empresa, principalmente, a implantação de um planejamento estratégico que norteasse as metas e objetivos desejados pelo empreendedor”, comenta ela. Gisele tem formação em administração de empresas e especialização em estratégias empresariais.
Conforme a gestora do Programa ALI no SEBRAE RS, Michele Seleri, as melhorias resultantes do atendimento dos agentes são valores, muitas vezes, sentidos com o tempo. “A gestão de micro e pequenas empresas pode ser altamente eficiente. Os conhecimentos adquiridos pelos empresários em diversas oportunidades criadas pelo SEBRAE RS são convertidos em impactos positivos econômico-financeiros. Isso significa para os pequenos negócios a manutenção de renda, de trabalho e de satisfação para todos os envolvidos”, avalia a gestora. No caso específico do Programa ALI, o trabalho tem o objetivo de oferecer uma orientação proativa, especializada e gratuita. “O agente local de inovação diagnostica a empresa e elabora planos de trabalho para promover a prática continuada de ações de inovação”, explica.
As ações e as reações
Dentro das Acertsoft, Gisele incorporou metodologias que ajudaram a empresa a qualificar processos, por exemplo, que documentassem as ideias. “A partir de uma padronização de atividades, os colaboradores também passaram a contribuir com sugestões de inovação. Esse envolvimento rendeu comprometimento e, aos poucos, a cultura de inovar foi crescendo”, lembra a agente. Em relação às finanças, o empresário acreditava que seus custos eram altos, pois sua margem de lucro estava baixa. “Avaliar o preço de venda praticado, elaborar fluxograma de processos e realizar pesquisa de satisfação junto aos clientes foram algumas das mudanças”, complementa.
Entre os destaques, o proprietário cita também a melhoria do ambiente interno. “Muita coisa mudou na forma de pensar da empresa. Hoje, existe muito espaço para os colaboradores darem suas opiniões em qualquer área, seja comercial, suporte, desenvolvimento ou cobrança”, confirma. A motivação e o ambiente agradável têm se mostrado um grande aliado para a organização e produtividade, recomenda.
Pela natureza do negócio, a Acertsoft é uma prestadora de serviços tecnológicos para a gestão de comércio e ou serviços. Seus esforços pela conquista dos clientes devem estar alinhados com as melhores práticas de atendimento. “A empresa passou a dar suporte para os clientes de forma remota, por telefone ou pela internet, e reestruturou a equipe com a contratação de um novo técnico e um novo programador”, conta Gisele, citando a implantação de reuniões rotineiras e a criação de padrões de atendimento ao cliente (SAC).
Houve, ainda, o lançamento de um aplicativo com plataforma Android, além de formalização de parcerias no sentido de ampliar o mercado de atuação. A empresa possui a maioria dos clientes localizados na região do Litoral Norte gaúcho, bem como na região Metropolitana.
Beleza em família na zona Sul de Porto Alegre
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.