
Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas Consultoria

Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Alimentos Klein expandiu a produção a outros produtos e agora busca mercado fora da cidade
Aratiba – Em várias regiões do estado do Rio Grande do Sul a agroindústria familiar vem se consolidando como estratégia fundamental de agregação de valor, visando à geração de trabalho e renda. Zeno Klein, na década de 1980, começou a produzir queijos e vender na sua propriedade localizada em Aratiba, cidade de 6.500 habitantes localizada no extremo Norte gaúcho. A necessidade de diversificação, aproveitamento de produção e mão de obra própria levou o filho de Klein, Gilberto Klein, a investir em uma pequena indústria do setor de laticínios, chamando inicialmente de ANK (Alimentos Naturais Klein), e atualmente denominada Alimentos Klein.
Desde 2011, a propriedade Klein faz parte do Projeto do Sebrae RS Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte. A entidade tem diversos projetos voltados ao agronegócio, como explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Vitor Augusto Koch: “Nossa função é conscientizar os produtores de que a propriedade rural é uma empresa e que precisa de controles gerenciais, mostrando a eles que devem agir como verdadeiros empresários”.
O gestor Ronaldo Kloeckner enfatiza que houve uma mudança de paradigmas entre os participantes do projeto direcionado aos sistemas agrofamiliares, os quais começaram a perceber a importância da visão empresarial para os seus negócios. “Na propriedade de Gilberto Klein, bem como em outras tantas atendidas pelo projeto, focamos mudanças nas ações de inovação e de novas tecnologias”, afirma Kloeckner. Até o final do ano, outras demandas serão atendidas, principalmente para desenvolvimento tecnológico das agroindústrias.
Com o aumento da comercialização em 2008, a Alimentos Klein teve de ser ampliada, segundo o proprietário Gilberto, hoje com 38 anos. As vendas estavam crescendo e surgiu a intenção de fornecer aos mercados locais e prefeituras (na merenda escolar). O empresário se formalizou, registrou a agroindústria no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e construiu a planta produtiva seguindo as normas para o processamento do leite pasteurizado e queijo. A trajetória da família Klein é hoje apresentada como história de sucesso na agroindústria familiar por apresentarem com orgulho novos produtos e a preocupação com a qualidade e Boas Práticas de Fabricação.
O negócio continuou expandindo e o empreendedor percebeu que precisava de um produto novo. Depois de participar da consultoria do SEBRAETec deu início à produção de bebida láctea de morango e salada de fruta, aproveitando o excedente de leite, e, também, o subproduto da produção de queijo, o soro. Também foi desenvolvida uma nova embalagem que deixa as informações mais claras e específicas, reforçando a qualidade associada à marca. O proprietário relata que com as mudanças os ganhos aumentaram de 15 a 20%.
A família hoje é constituída por Gilberto, Neucimara e a filha Milena, de três anos, Antonio e Ivanete (pais da Neucimara) e a irmã Camila. Neucimara dedica tempo integral à agroindústria, e Gilberto divide-se entre a produção e a comercialização dos produtos, em parceria com o pai Zeno.
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.