Mais buscados: MEi credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Carla Habckost Dutra
Gerente de Gestão de Pessoas
Mais do que nunca, vivemos uma época em que são fundamentais a construção e a manutenção de um clima organizacional saudável, que ajude a firmar a motivação da equipe em bons níveis e favoreça as dinâmicas de produção de cada empreendimento.
Nesse contexto de recuperação e adaptação frente aos desafios da crise de Covid-19, a atenção com boas práticas de gestão de pessoas faz parte do trabalho exercido pelo Sebrae RS junto a empreendedores dos mais diversos setores, por meio de sugestões, estudos, recomendações, capacitações e toda uma gama de consultorias e produtos.
Mas para que tudo isso seja possível, nosso próprio “dever de casa” precisa ser cumprido adequadamente, com criatividade e eficiência na utilização de modernas ferramentas e práticas de gestão que sustentem uma cultura organizacional marcada pelo autodesenvolvimento e pelo reconhecimento de bons resultados dentro do nosso time.
É justamente o que tem ocorrido, como atestam os 88 pontos alcançados pelo Sebrae RS na última pesquisa de clima aplicada pela Great Place to Work – GPTW, organização presente em mais de 61 países. Ao alcançar essa marca, o Sebrae RS foi certificado com o selo GPTW de reconhecimento pelo segundo ano consecutivo, pois também foi reconhecido em 2019.
Assim, como forma de compartilhar as boas práticas para empreendedores e potenciais empreendedores, gostaríamos de expor aqui alguns fatores que garantiram essa conquista e exemplos nos quais diferentes empresas também podem se espelhar em busca de um bom clima organizacional.
Sempre lembrando que nosso foco é valorizar o desempenho e o engajamento de cada colaborador, e que isso também pode ser aplicado em empreendimentos de qualquer porte, independentemente do ramo de atuação.
É muito importante que haja transparência na maneira de se comunicar. No Sebrae RS esse propósito tem sido alcançado por meio da utilização de ferramentas digitais, como o Yammer, a rede social corporativa desenvolvida e mantida pela Microsoft que permite desenvolver diferentes grupos internos.
Há canais de comunicação com editorias específicas, por meio das quais ouvimos as necessidades que os colaboradores apresentam em seu dia a dia, além de espaços para publicação semanal de vídeos feitos pela diretoria, enquetes e outros recursos. Por meio de diferentes formatos de conteúdo, são feitos desde comunicados oficiais até abordagens sobre temas como depressão, questões psicológicas e finanças pessoais com os colaboradores.
Também é preciso que façamos reparos em pleno voo, e a realização de pesquisas sobre temas internos junto à equipe é um exemplo. Dentro disso estão incluídas as ações específicas de desenvolvimento das nossas lideranças, que passaram por adaptações e continuam acontecendo sem interrupções devido à pandemia, ocorrendo agora no modelo on-line. Especialmente nos momentos de crise, a proximidade dos gerentes com cada colaborador de sua equipe é fundamental e, para isto, eles precisam estar preparados.
Desde 2017 o Sebrae RS vem redobrando esforços em busca de uma cultura de inovação e agilidade que mantenha as pessoas como o centro das ações. Isso ocorre, por exemplo, por meio do apoio oferecido a colaboradores que eventualmente passam por traumas, como falecimentos de familiares ou adoecimentos, dentre outros.
O acompanhamento é feito caso a caso, buscando entender de que forma o Sebrae RS pode colaborar para a superação de acontecimentos desse tipo. A organização acredita que a abordagem humana e cuidadosa com o indivíduo potencializa o olhar empático dos próprios colaboradores para com as questões que afligem os clientes no trabalho de campo. E isso também tem impacto direto no resultado de pesquisas como a Great Place to Work.
Assim que se tornaram visíveis os primeiros desafios causados pela pandemia, a organização se antecipou e deixou claro aos colaboradores que ninguém seria desligado especificamente em função da crise. O time seguiu trabalhando, com as adaptações possíveis e necessárias, ciente de que possíveis demissões ocorreriam apenas como último recurso, o que fez a diferença na disposição para o dia a dia dos trabalhos, pois sabemos que a incerteza quanto ao futuro é um obstáculo para a motivação.
Qualquer negócio é feito por pessoas. Seja em um micro ou um pequeno empreendimento, são elas os motores para que boas ideias se transformem em empresas sustentáveis. E como parceiro dos empreendedores, o Sebrae RS se orgulha de ser mais uma vez exemplo de lugar em que as pessoas têm prazer e orgulho em trabalhar.
E para ajudar nossos clientes e todos aqueles que querem empreender, já empreendem ou querem melhorar seus negócios, a organização oferece uma grande variedade de cursos on-line, e-books, palestras e consultorias em recursos humanos e em todas as áreas de interesse. Temos a convicção de que, unidos, todos poderemos continuar enfrentando essa grande crise, com a certeza de que sairemos mais fortes e capazes quando a pandemia for finalmente controlada. Portanto, sigamos juntos.
Quer saber mais?
Entre em contato pela nossa Central de Relacionamento com o Cliente no 0800 570 0800 ou na unidade do Sebrae RS mais próxima
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