Mais buscados: MEI crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Carla Habckost Dutra
Gerente de Gestão de Pessoas
Mais do que nunca, vivemos uma época em que são fundamentais a construção e a manutenção de um clima organizacional saudável, que ajude a firmar a motivação da equipe em bons níveis e favoreça as dinâmicas de produção de cada empreendimento.
Nesse contexto de recuperação e adaptação frente aos desafios da crise de Covid-19, a atenção com boas práticas de gestão de pessoas faz parte do trabalho exercido pelo Sebrae RS junto a empreendedores dos mais diversos setores, por meio de sugestões, estudos, recomendações, capacitações e toda uma gama de consultorias e produtos.
Mas para que tudo isso seja possível, nosso próprio “dever de casa” precisa ser cumprido adequadamente, com criatividade e eficiência na utilização de modernas ferramentas e práticas de gestão que sustentem uma cultura organizacional marcada pelo autodesenvolvimento e pelo reconhecimento de bons resultados dentro do nosso time.
É justamente o que tem ocorrido, como atestam os 88 pontos alcançados pelo Sebrae RS na última pesquisa de clima aplicada pela Great Place to Work – GPTW, organização presente em mais de 61 países. Ao alcançar essa marca, o Sebrae RS foi certificado com o selo GPTW de reconhecimento pelo segundo ano consecutivo, pois também foi reconhecido em 2019.
Assim, como forma de compartilhar as boas práticas para empreendedores e potenciais empreendedores, gostaríamos de expor aqui alguns fatores que garantiram essa conquista e exemplos nos quais diferentes empresas também podem se espelhar em busca de um bom clima organizacional.
Sempre lembrando que nosso foco é valorizar o desempenho e o engajamento de cada colaborador, e que isso também pode ser aplicado em empreendimentos de qualquer porte, independentemente do ramo de atuação.
É muito importante que haja transparência na maneira de se comunicar. No Sebrae RS esse propósito tem sido alcançado por meio da utilização de ferramentas digitais, como o Yammer, a rede social corporativa desenvolvida e mantida pela Microsoft que permite desenvolver diferentes grupos internos.
Há canais de comunicação com editorias específicas, por meio das quais ouvimos as necessidades que os colaboradores apresentam em seu dia a dia, além de espaços para publicação semanal de vídeos feitos pela diretoria, enquetes e outros recursos. Por meio de diferentes formatos de conteúdo, são feitos desde comunicados oficiais até abordagens sobre temas como depressão, questões psicológicas e finanças pessoais com os colaboradores.
Também é preciso que façamos reparos em pleno voo, e a realização de pesquisas sobre temas internos junto à equipe é um exemplo. Dentro disso estão incluídas as ações específicas de desenvolvimento das nossas lideranças, que passaram por adaptações e continuam acontecendo sem interrupções devido à pandemia, ocorrendo agora no modelo on-line. Especialmente nos momentos de crise, a proximidade dos gerentes com cada colaborador de sua equipe é fundamental e, para isto, eles precisam estar preparados.
Desde 2017 o Sebrae RS vem redobrando esforços em busca de uma cultura de inovação e agilidade que mantenha as pessoas como o centro das ações. Isso ocorre, por exemplo, por meio do apoio oferecido a colaboradores que eventualmente passam por traumas, como falecimentos de familiares ou adoecimentos, dentre outros.
O acompanhamento é feito caso a caso, buscando entender de que forma o Sebrae RS pode colaborar para a superação de acontecimentos desse tipo. A organização acredita que a abordagem humana e cuidadosa com o indivíduo potencializa o olhar empático dos próprios colaboradores para com as questões que afligem os clientes no trabalho de campo. E isso também tem impacto direto no resultado de pesquisas como a Great Place to Work.
Assim que se tornaram visíveis os primeiros desafios causados pela pandemia, a organização se antecipou e deixou claro aos colaboradores que ninguém seria desligado especificamente em função da crise. O time seguiu trabalhando, com as adaptações possíveis e necessárias, ciente de que possíveis demissões ocorreriam apenas como último recurso, o que fez a diferença na disposição para o dia a dia dos trabalhos, pois sabemos que a incerteza quanto ao futuro é um obstáculo para a motivação.
Qualquer negócio é feito por pessoas. Seja em um micro ou um pequeno empreendimento, são elas os motores para que boas ideias se transformem em empresas sustentáveis. E como parceiro dos empreendedores, o Sebrae RS se orgulha de ser mais uma vez exemplo de lugar em que as pessoas têm prazer e orgulho em trabalhar.
E para ajudar nossos clientes e todos aqueles que querem empreender, já empreendem ou querem melhorar seus negócios, a organização oferece uma grande variedade de cursos on-line, e-books, palestras e consultorias em recursos humanos e em todas as áreas de interesse. Temos a convicção de que, unidos, todos poderemos continuar enfrentando essa grande crise, com a certeza de que sairemos mais fortes e capazes quando a pandemia for finalmente controlada. Portanto, sigamos juntos.
Quer saber mais?
Entre em contato pela nossa Central de Relacionamento com o Cliente no 0800 570 0800 ou na unidade do Sebrae RS mais próxima
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.