Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Mei Credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Pessoas

Gestão

Como desenvolver uma liderança inspiradora

atualizado em: 03/12/19
Rubia Marques Dornelles

Rubia Marques Dornelles

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O exercício da liderança em um micro ou pequeno empreendimento não é menos importante do que o realizado em grandes corporações

O exercício da liderança em um micro ou pequeno empreendimento não é menos importante do que o realizado em grandes corporações.  Ela direciona o negócio, e o líder precisa ser capaz de engajar seus colaboradores, embora sejam  poucos, porém notáveis, na missão de fazer a empresa crescer.

A inspiração para uma equipe motivada e que conhece os objetivos a serem alcançados vem do líder. Se você é o dono do empreendimento e tem uma equipe para comandar, seu exemplo é fundamental. É você quem tem condições de entusiasmar ou desmotivar os que estão com você. Portanto, siga alguns conceitos para desenvolver uma liderança inspiradora.

Quem é quem? Conheça seus colaboradores

Conheça seus colaboradores. Saiba quem são, suas competências e deficiências, características de personalidade e, sobretudo, o que motiva cada um deles de maneira particular. Isso vai permitir encaixar cada um deles nos espaços mais adequados e evitar que seu goleiro seja escalado no ataque e ninguém entenda por que ele não consegue fazer gols.

Comunicação para engajar na busca pelos objetivos

Retornos constantes sobre o desempenho de cada um, falando sobre erros e principalmente sobre os acertos de forma natural e sem agressividade, trazem a equipe para mais perto de você e a tornam mais coesa e engajada na busca pelos mesmos objetivos.

Liderança inspiradora com visão clara de negócio

Estabeleça uma visão para o seu negócio e a torne a mais clara possível, assim todos os que trabalham por ela saberão o que estão fazendo. Para isso, crie sua missão, e ela vai ajudar sua equipe a cumprir a visão que você estabeleceu.

Cultura e valores bem fundamentados

Defina, a partir de suas convicções, posições muito bem fundamentadas quanto a fatores como comunicação, aprendizagem, honestidade, ética e relacionamento com clientes. A liderança inspiradora transmite esses valores da maneira mais didática e honesta possível. Isso pode levar tempo, mas uma vez compreendido, não será esquecido e trará resultados positivos.

Plano de ação e acompanhamento

Deixe clara qual função de cada um para que os objetivos da empresa sejam alcançados.  Estabeleça tarefas e funções específicas para cada membro, e defina metas para acompanhar o desempenho de cada integrante.

Seja a líder o tempo todo

Ser uma liderança inspiradora significa rever periodicamente as estratégicas, delegar tarefas e responsabilidades relativas ao plano de ação. A missão, visão e valores da empresa podem servir como instrumento para incentivar os colaboradores na busca por melhorias. Seu papel é inspirá-los.

Não faça tudo sozinho

Evite acumular para si a responsabilidade de fazer seu negócio andar. Passar tempo com sua equipe e entender seus dilemas, necessidades e virtudes é fundamental para transmitir o desejo de ver a empresa cada vez mais saudável e o ambiente, positivo.

Saiba mais

Acesse nosso curso online gratuito “Liderança Criativa”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

12 de Dezembro de 2019

Startups apresentam seus produtos e serviços para investidores

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2019

Sebrae RS abre credenciamento para empresas de educação empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 04/12/2019 12:23

Empreendedores de Porto Alegre agora podem registrar empresas sem sair de casa

Sebrae RS Podcast 04/12/2019 12:11

Dia de Campo, em Jóia, é o maior evento de integração lavoura-pecuária do sul do país

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: