
Mais buscados: Mei credito SEI Boas Praticas consultoria

SEBRAE RS
Redação
Tudo começou com uma forma de obter uma fonte extra de renda, ainda na faculdade de Administração, em 2012. Lucas Funchal vendia trufas artesanais para os colegas e professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depois de formado, o que era um complemento passou a ser atividade principal e a Dio Santto hoje integra o Programa Alimentos Premium do Sebrae/RS, vende seus produtos em todo o Estado e projeta para 2018 uma ampliação no seu alcance de mercado.
Funchal conta que a fábrica em São Leopoldo foi implantada após o crescimento da demanda, ao final de 2014. “Buscamos aprimorar as receitas e trabalhar sempre com produtos de excelente qualidade para apresentar ao cliente chocolates com características premium”, revela. Para isso, o empreendedor informa que compraram novas máquinas que agora podem produzir até seis mil trufas por dia.
“A aproximação com o Sebrae/RS foi essencial para o desenvolvimento da empresa”, revela Funchal. De acordo com o empresário, participar do Programa Alimentos Premium é uma forma de aprendizado e interação com outros empreendedores que passam por experiências parecidas. “É quase como uma terapia em grupo em que podemos trocar conhecimentos e fazer parcerias”, comenta.
Para o gestor do projeto Alimentos Premium na Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae/RS, Junior Utzig, com a automatização da fábrica da Dio Santto, o próximo passo é preparar a empresa para as negociações, feiras e exposições com o objetivo de ampliar o alcance dos produtos. “Eles já conseguiram organizar os negócios então agora é preciso aumentar a participação no mercado”, destaca.
Uma das formas para alcançar essa meta é o contrato fechado no final de 2017 da Dio Santto com a maior rede de postos do Sul do Brasil, a SIM Rede de Postos, que está presente em 32 cidades e possui unidades espalhadas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Agora, os chocolates da empresa são vendidos nas lojas de conveniências dos postos. “Em 2018, queremos ampliar a nossa equipe de vendas e comercial para chegarmos mais longe ainda”, conclui o Lucas Funchal.
O projeto Alimentos Premium do Sebrae/RS atende 30 empreendimentos de todo o Estado que produzem alimentos da linha premium, ou seja, com alto valor agregado. Para participar do programa, elas devem ser micro ou pequenas empresas e, assim têm a oportunidade de alavancar suas ações comerciais e prospectar novos mercados a partir de uma série de ações que serão promovidas pela entidade até o final de 2018.
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.