Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Como tirar a ideia de um negócio da cabeça e partir para a ação

28/08/17
Ivandro Rosa de Moraes

Ivandro Rosa de Moraes

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O SEBRAE RS pode auxiliar nos diversos passos necessários para o empreendedor colocar seu estabelecimento para funcionar

Começar um negócio requer, antes de mais nada, uma boa ideia. E não basta ser boa: o empreendedor precisa ter vontade de trabalhar com isso diariamente. É claro que este é apenas o princípio da história. Alguns passos ajudam a estruturar e testar bem a ideia, com baixo investimento de tempo e dinheiro, antes de criar a empresa.

A primeira dica é tirar a ideia da cabeça e colocar em um papel: o objetivo é visualizar elementos fundamentais para o funcionamento do negócio. O Modelo de Negócios Canvas pode ajudar. Você vai ter que pensar em como definir melhor quem são os clientes e parceiros, os canais, os custos e as receitas, entre outros fatores que serão essenciais. O processo vai ajudar a entender a relação entre os aspectos do negócio e a avaliar a maturidade da ideia. Não significa que, com o tempo, você não poderá mudar de perspectiva – aliás, é muito provável que o primeiro canvas passe por muitas transformações! Ao pensar sobre cada etapa, é importante verificar em quais áreas será necessário buscar capacitação empresarial, como finanças ou marketing, por exemplo. O SEBRAE RS pode auxiliar neste e nos outros diversos passos necessários para colocar seu estabelecimento para funcionar. 

Também será necessário ir atrás dos processos burocráticos, como abrir o CNPJ, alvará e demais licenças exigidas (dependendo do ramo de atuação) para que a empresa comece a operar. O empreendedor não deve esquecer de planejar os custos fixos e os impostos que são pagos. Não esqueça de sempre buscar ajuda para se aprimorar ainda mais nessa jornada!

Quer saber mais? Participe do Curso Online – Planejamento para inovar

 
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: