Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Design

Design de Serviço

Design a serviço da experiência do consumidor

07/06/17
Luciane Schwalbe

Luciane Schwalbe

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financieros

COMPARTILHE
O Design do Serviço permite que as empresas olhem para si mesmas sob o ponto de vista do cliente e assim projeta-se em resposta a isso

Imagine duas cafeterias, uma ao lado da outra, sendo que cada uma delas vende o mesmo tipo de produto e pratica os mesmos preços: o Design de Serviço é o que faz com que o cliente entre em uma delas e não na outra. Trata-se de uma modalidade do design que desenvolve e aperfeiçoa os serviços com foco na experiência do consumidor. A distinção pode dar-se pela iluminação, o aceite ou não do cartão de crédito, presença de wi-fi, cadeiras confortáveis, música ambiente, imagem divertida na espuma do café… Todos estes elementos relacionam-se com o Design de Serviços e essas experiências precisam ser projetadas.

Serviços são produtos intangíveis que têm impacto expressivos em nosso cotidiano e determinam a qualidade do nosso bem-estar à medida que os experimentamos. Por consequência, o cliente está cada vez mais exigente, autônomo e disperso em uma enorme variedade de canais e opções de escolha. Logo, o cliente exige das organizações soluções mais inovadores, visuais, criativas e amigáveis, ou seja, busca experiências mais significativas.

Para que o serviço seja bem-sucedido ele precisa estar perfeitamente harmonizado com as necessidades e percepções dos clientes. Neste sentido, o Design de Serviços utiliza instrumentos apropriados para analisar e entender o mercado, suas oportunidades, expectativas, bem como captar e sintetizar informações do usuário/cliente, envolvendo inclusive, se necessário, etapas de prototipação.

Você lembra do exemplo das cafeterias apresentadas no início deste artigo? Que tal inovar na hora de servir o café para seu cliente imprimindo sua imagem na espuma do café? Ou ainda surpreendendo-o com arte em 3D.

Fonte: goo.gl/EW9TIZ

 

O Design é chamado a imaginar e projetar serviços de ponta a ponta, desenhando a jornada do cliente, pensando nos atributos funcionais e emocionais do serviço, prevendo parcerias estratégicas eficazes e assim facilitar a experiência ideal.

Em resumo, o serviço só tem valor se o seu cliente percebe os benefícios.

Quer saber mais? 

Conheça o e-Book Design nos serviços que aborda exemplos da aplicação das áreas do design em serviços. Clique aqui e faça o download do material quando quiser. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Novembro de 2018

Um negócio chamado saúde

SAIBA MAIS

 

13 de Novembro de 2018

“Não existe cidade burra, existe gestão burra”, diz Cláudio Nascimento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Sebrae RS Podcast 09/11/2018 17:49

Seminário discute futuro de Alimentos e Bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: