Mais buscados: mEI crédito SEI BOAS PRATICAS consultoria
Miriam de Lourdes Menezes da Silva
Gerência de Soluções
Um dos grandes desafios para o Microempreendedor Individual (MEI) é conseguir administrar sozinho os vários aspectos de sua empresa. Como ele normalmente trabalha por conta própria, precisa prestar atenção a vários quesitos para que seu negócio dê lucro e siga se desenvolvendo. Um dos itens mais importantes para qualquer empresário é controlar suas finanças. Estudar e procurar conhecer cada vez mais sobre esse quesito é essencial para que o negócio tenha sustentabilidade. Portanto, se o empreendedor quer realmente ter resultados positivos, é essencial começar a estruturar seus controles financeiros.
São vários os conceitos, técnicas e ferramentas que o microempreendedor individual pode utilizar em seu negócio sem ter que recorrer a terceiros e sem gastar mais com isso.
A primeira dica é fazer um controle básico de entradas e saídas. Muita gente utiliza um caderno comum, mas a sugestão é que o empreendedor adquira um livro-caixa, que tem espaços adequados para registro das movimentações da empresa e ainda fornece o saldo do dia, que é uma informação importante.
Também não é indicado o empresário misturar as contas pessoais com as da empresa. Para isso, é essencial que se defina um patamar de gastos pessoais separados das contas do negócio e então definir um pró-labore para o empreendedor. Desta forma, ele poderá identificar efetivamente qual é o lucro do empreendimento – e este deve ser separado em parte para reinvestimento no negócio e parte que será revertido ao proprietário como distribuição de lucros.
No campo das despesas, há diversas maneiras de otimizá-las por meio de planilha eletrônica, de forma que o empresário possa saber se elas estão crescendo ou diminuindo, e, assim, buscar um ponto de equilíbrio.
A atenção aos custos de produção é igualmente importante, e o empreendedor pode ter esse controle por meio de uma ficha técnica e também pela técnica de Estoques Totais + Compras – Estoque Final.
Duas ferramentas são muito importantes para o controle de qualquer empresa. Uma delas, que segue o conceito econômico, é o Demonstrativo de Resultados. Outra, no campo do conceito financeiro, é o Fluxo de Caixa.
Por fim, o MEI não precisa comprar nenhum sistema complexo e caro para controle, mas pode usar planilhas no próprio computador, que trazem como benefício extra o fato de que, fazendo tais controles, o empresário ganha um conhecimento aprofundado do próprio negócio.
Estas são apenas algumas dicas rápidas de controles financeiros que o MEI poderá encontrar na videoaula “Meu Negócio em Dia – Finanças”. Disponível gratuitamente no site do Sebrae RS tira dúvidas em um formato de bate-papo bastante descontraído.
Apresentar dicas e informações sobre gestão financeira para o Microempreendedor Individual através de um bate-papo com empresária.
Quer aprender mais?
Assista aqui:“Meu Negócio em Dia – Finanças”
Notícias
22 de Novembro de 2024Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria avança no desenvolvimento do turismo local com oficina do COMTUR
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.