Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEi CRÉDITO consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Meu Negócio em Dia

Dicas para o MEI controlar suas finanças

atualizado em: 13/06/19
Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O MEI que quiser aprender pode começar com uma videoaula rápida com explicações precisas, o 'Meu Negócio em Dia - Finanças'

Um dos grandes desafios para o Microempreendedor Individual (MEI) é conseguir administrar sozinho os vários aspectos de sua empresa. Como ele normalmente trabalha por conta própria, precisa prestar atenção a vários quesitos para que seu negócio dê lucro e siga se desenvolvendo. Um dos itens mais importantes para qualquer empresário é controlar suas finanças. Estudar e procurar conhecer cada vez mais sobre esse quesito é essencial para que o negócio tenha sustentabilidade. Portanto, se o empreendedor quer realmente ter resultados positivos, é essencial começar a estruturar seus controles financeiros.

São vários os conceitos, técnicas e ferramentas que o microempreendedor individual pode utilizar em seu negócio sem ter que recorrer a terceiros e sem gastar mais com isso.

A primeira dica é fazer um controle básico de entradas e saídas. Muita gente utiliza um caderno comum, mas a sugestão é que o empreendedor adquira um livro-caixa, que tem espaços adequados para registro das movimentações da empresa e ainda fornece o saldo do dia, que é uma informação importante.

Também não é indicado o empresário misturar as contas pessoais com as da empresa. Para isso, é essencial que se defina um patamar de gastos pessoais separados das contas do negócio e então definir um pró-labore para o empreendedor. Desta forma, ele poderá identificar efetivamente qual é o lucro do empreendimento – e este deve ser separado em parte para reinvestimento no negócio e parte que será revertido ao proprietário como distribuição de lucros.

Técnicas de como controlar suas finanças

No campo das despesas, há diversas maneiras de otimizá-las por meio de planilha eletrônica, de forma que o empresário possa saber se elas estão crescendo ou diminuindo, e, assim, buscar um ponto de equilíbrio.

A atenção aos custos de produção é igualmente importante, e o empreendedor pode ter esse controle por meio de uma ficha técnica e também pela técnica de Estoques Totais + Compras – Estoque Final.

Duas ferramentas são muito importantes para o controle de qualquer empresa. Uma delas, que segue o conceito econômico, é o Demonstrativo de Resultados. Outra, no campo do conceito financeiro, é o Fluxo de Caixa.

Por fim, o MEI não precisa comprar nenhum sistema complexo e caro para controle, mas pode usar planilhas no próprio computador, que trazem como benefício extra o fato de que, fazendo tais controles, o empresário ganha um conhecimento aprofundado do próprio negócio.

Estas são apenas algumas dicas rápidas de controles financeiros que o MEI poderá encontrar na videoaula “Meu Negócio em Dia – Finanças”. Disponível gratuitamente no site do Sebrae RS tira dúvidas em um formato de bate-papo bastante descontraído.

Conteúdo da videoaula

Objetivo

Apresentar dicas e informações sobre gestão financeira para o Microempreendedor Individual através de um bate-papo com empresária.

Público-Alvo

  • Microempreendedor Individual

Conteúdo

  • Controle de entradas e saídas
  • Gestão de estoques
  • Uso de ferramentas de controle
  • Entendendo o pró-labore

Quer aprender mais?

Assista aqui:“Meu Negócio em Dia – Finanças”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Julho de 2019

Agroinnovation aproxima startups e produtores rurais

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2019

Parceria entre Sebrae e Sicredi é renovada em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: