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SEBRAE RS
Redação
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Quatro pequenas empresas de Caxias do Sul decidiram atravessar o Mampituba e mostrar que a moda autoral produzida na Serra gaúcha possui charme e estilo que tem tudo a ver com o life style do litoral catarinense. Os ateliers Carol Potrich, Fabiane Montemezzo, Le Argenta e Botânica, depois de participarem do Projeto Moda do Sebrae RS, que ajudou na criação de novas possibilidades de mercado e modelos de gestão de negócios, perceberam que, unidos pelo mesmo propósito, poderiam levar suas produções, Essas seguem a linha slow fashion, para outros mercados.
“Já tínhamos feito o acompanhamento em gestão, planejamento de estratégias e posicionamento de mercado, colaborando para fazer crescer a semente do empreendedorismo”, afirma a gestora Fabiana Zin. Confiantes, as quatro estilistas decidiram dar mais um passo, dessa vez unidas no projeto chamado Casa a Mar. É uma loja multimarcas localizada na entrada de Garopaba, em Santa Catarina, e que está chamando a atenção dos moradores e turistas.
Assim, a moda autoral, contemporânea, sustentável e versátil foi da Serra para o mar fazer sucesso. “É uma soma de esforços. Cada uma tem características empreendedoras diferentes, mas conversamos muito e chegamos à conclusão que poderia dar certo”, conta Carol Potrich.
Comum nos quatro ateliers, o slow fashion trabalha com a humanização dos processos de produção, valoriza o consumo consciente e a mão de obra local. Carol cria roupas feitas em crochê e bordados manuais, Fabiane desenha semijoias usando materiais como pedra natural, madeira e couro, enquanto Le Argenta produz peças femininas confortáveis e usa tingimento ecológico e da Botânica saem lingeries de algodão orgânico. Na Casa a Mar, cada uma tem seu espaço de expositor, mas todas estão empenhadas neste empreendimento colaborativo. E sempre duas das quatro sócias estão presentes na loja.
Os planos das quatro são manter a Casa a Mar só até o Carnaval. Quando encerrar a temporada, vão analisar os resultados da parceria. “Criamos uma loja conceito com produtos diferentes para um mercado novo, o próximo passo é avaliar os resultados”, afirma Carol.
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