Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Fabricante de congelados de Pelotas planeja triplicar estrutura em plena crise

atualizado em: 12/01/17
Fabiola Catarina

Fabiola Catarina

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE

Bah que Massa colhe benefícios de acompanhamento gratuito realizado por programa do SEBRAE RS e CNPQ

Pelotas – É tempo de crescer no mercado. Isso mesmo. A Bah que Massa, fabricante de salgados folhados, de Pelotas, prepara-se para dar um importante salto em sua estrutura este ano. Para atender a demanda e a perspectiva de aumento de vendas, a empresa planeja a inauguração de uma nova sede, que vai passar dos atuais 70 m2 para 220 m2. Com a ampliação, também devem ser contratados novos colaboradores e a produtividade deve aumentar.

A boa nova é fruto do trabalho realizado em conjunto com o Programa ALI – Agentes Locais da Inovação, realizado pelo SEBRAE RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fabricante de produtos congelados com base em massa folhada, como pasteis, empadas, cachorro-quente folhado, pão de queijo e salgadinhos, o empreendimento já era reconhecido pela qualidade de seus produtos, antes da adesão ao programa. O proprietário João Carlos Gonçalves preza por utilizar matérias-primas importadas, como farinha de trigo, para assegurar a excelência da produção. “A oferta de um alimento com qualidade é mais importante do que um preço baixo”, afirma. No entanto, a empresa carecia de padronização, maior conhecimento dos custos e dedicação aos processos administrativos, questões que ocasionavam um controle financeiro ineficaz.

A situação começou a mudar com a adesão ao Programa ALI, em 2014. “A partir de uma orientação proativa, especializada e gratuita, o agente diagnostica a empresa e elabora planos de trabalho para promover a prática continuada de ações de inovação”, explica Michele Seleri, gestora do Programa ALI no SEBRAE RS. A agente Katherine Manetti destaca a evolução do negócio: “O programa ALI auxiliou o empresário a organizar melhor seus processos. Foram sugeridas ações para melhorias internas e externas. E com o tempo, as mudanças foram ocorrendo e o resultado apareceu”. Hoje é possível saber quanto custa cada item e os produtos foram padronizados. Com melhor planejamento, foi possível preparar novas estratégias, como a venda por tele-entrega. O resultado foi um aumento de 20% no faturamento mensal e de 90% na loja da fábrica.

Nova sede

A evolução deve continuar com um novo espaço para a empresa. A outra sede está sendo planejada com projeto arquitetônico a partir da consultoria SebraeTec Design, um instrumento do SEBRAE que permite aos negócios de todos os setores econômicos acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia. Com a ampliação será necessário contratar colaboradores para aumentar a produção e ainda se espera garantir um aumento de produtividade. O terreno já foi adquirido. “O Programa ALI nos trouxe conhecimento e planejamento para podermos desenvolver atividades com competência, clareza para atingirmos os nossos objetivos”, define o empresário João Carlos.

Enquanto a nova sede não vem, a Bah que Massas continua se aperfeiçoando para atrair mais clientes e fidelizar os atuais. “Promovemos a degustação de lançamentos de produtos em lojas vizinhas à empresa, assim conquistamos novos fregueses entre clientes que não nos conheciam”, conta. Eles também planejam implantar um programa de fidelidade, realizar pesquisas de satisfação, otimizar a exposição dos produtos na loja e criar embalagem para consumo em pontos de venda, como postos de gasolina, além de formatos diferenciados para alavancar as vendas em datas comemorativas. Atentos à crise e à necessidade de economia, a empresa também vai contratar a consultoria SebraeTec Eficiência Energética para identificar possíveis reduções de custos com energia elétrica e continuar garantindo bons resultados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: