Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi CRÉDITO CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Processos Financeiros

Finanças empresariais: controlar para expandir

atualizado em: 13/06/19
Saulo Roberto Henrich Morschel

Saulo Roberto Henrich Morschel

Especialista Sebrae

COMPARTILHE
A parte econômica é onde é possível apurar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo. Já na financeira, o empresário consegue avaliar a sobra ou falta de caixa

Você tem o controle financeiro de seu negócio na mão? Sabe a diferença entre resultado e caixa? Conhece os indicadores econômicos e indicadores financeiros essenciais a uma boa gestão com foco em resultados? São alguns conceitos fundamentais de finanças empresariais que qualquer um que se dedica ao empreendedorismo precisa conhecer, pois são muitos os casos em que o negócio aparentemente vai bem, mas, ao se colocarem os dados no papel (ou na planilha), a realidade é outra.

O empreendedor tem que saber que é preciso abordar a estrutura econômico-financeira do negócio, entender melhor como classificar as entradas e saídas, organizá-las para fazer uma análise de desempenho desses itens e aprofundar como fazer a classificação dos gastos.

A análise dividida em um segmento econômico e em um financeiro tem sua razão de ser. A parte econômica é onde é possível apurar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo. Já na financeira, o empresário consegue avaliar a sobra ou falta de caixa. Dessa forma, é preciso saber fazer controle por regime de caixa e o controle por regime de competência.

Para chegar nos indicadores econômicos, é necessário organizar as contas, custos e despesas e analisar os resultados do diagnóstico econômico. Para os  indicadores financeiros, o diagnóstico retorna se a empresa tem ou não condições de continuar crescendo, pagamentos e recebimentos, histórico e projeções, e se o saldo o saldo de caixa está positivo ou negativo.

Por dentro das finanças empresariais

Para auxiliar o empresário na tarefa de entender sua atual situação financeira, se está operando com lucro ou prejuízo e saldos em caixa, o Sebrae RS tem o curso online “Finanças Empresariais: Controlar para Expandir”, disponível para acesso gratuito no site da instituição. São 15 vídeos, explicação de ferramentas como DRE e fluxo de caixa, infográficos e e-books disponíveis para o usuário ao longo do curso.

Este é um conhecimento essencial, pois dá condições de o empreendedor analisar seus principais indicadores financeiros e econômicos e fazer diagnósticos do desempenho do negócio ao mesmo tempo em que gera alternativas de ações de melhorias nas finanças empresariais.

Saiba mais sobre o curso

Objetivo

Apresentar as diferenças entre análise econômica e financeira do negócio, instrumentalizando com ferramentas para melhor gestão.

Conteúdo

  • Fluxo de Caixa
  • DRE
  • Necessidade de Capital de Giro
  • Ponto de equilíbrio
  • Ferramentas financeiras

Quer fazer o curso?

Acesse gratuitamente: “Finanças Empresariais: Controlar para Expandir”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Julho de 2019

Agroinnovation aproxima startups e produtores rurais

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2019

Parceria entre Sebrae e Sicredi é renovada em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: