Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Finanças

Processo

Gestão financeira aliada à inovação

atualizado em: 18/07/19
Bianca Pinto Carvalho

Bianca Pinto Carvalho

Agente Local de Inovação | Vales do Taquari e do Rio Pardo

COMPARTILHE
A ideia é estruturar as finanças da empresa para que a inovação seja um dos objetivos para seus investimentos

É importante ressaltar que a inovação não se refere apenas ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, mas também pode ser aplicada aos processos, na estrutura organizacional e no marketing de uma empresa. Entender que a inovação pode estar presente na rotina da organização faz com que os empresários desenvolvam ideias e busquem melhorias para seu negócio. Diante disso, a gestão financeira é um processo de suma importância para a organização, visto que a mesma permite fazer a análise e o controle de todas as atividades financeiras da empresa e, por consequência, auxiliar o empresário na tomada de decisões.

Assim, o processo de melhorias internas visando à busca por inovações pode se iniciar com a otimização dos processos financeiros, tendo como objetivo melhores resultados a partir das novas ações adotadas. Inicialmente, devem-se analisar todas as práticas financeiras desenvolvidas na empresa: método de registro de entradas e saídas, contas a pagar e a receber, cálculo do preço de venda, endividamento com capital de terceiros, retirada dos sócios, controle de estoques, dentre outros processos presentes na rotina financeira da organização.

Melhorias na gestão financeira

Após analisar os processos financeiros, se faz necessário planejar ações para obter melhorias para as possíveis falhas encontradas, sendo que o objetivo principal da análise é buscar um cenário real para a atual situação econômica e financeira da empresa. A partir das melhorias desenvolvidas, o empresário adquire maior segurança para a tomada de decisões e também definir recursos para investir em melhorias e inovações.

Por fim, definir uma reserva de investimentos para inovações aumenta a competitividade da empresa frente aos seus concorrentes, pois tem maior estrutura para antecipar tendências e surpreender seus clientes com novos produtos e serviços, e também otimizar os seus processos visando a melhores resultados financeiros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2019

Conheça as empresas selecionadas para a Feira Anuga

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: