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SEBRAE RS
Redação
Era para ser um simples jantar entre casais de amigos. Dos assuntos: homens falando de esporte e mulheres trocando experiências sobre beleza dos cabelos. Eis que uma delas exibe um produto que fez maravilhas em suas madeixas e que fez brilhar os olhos das demais. A movimentação chama a atenção de um deles, que estava buscando uma oportunidade de inovação. Assim surgiu a inspiração para a InBeauty Brasil, startup gaúcha desenvolvedora de nutricosméticos com o inovador sistema Direct Caps, que proporciona maior eficiência a partir da nanotecnologia.
Os produtos para beleza, saúde e bem-estar que a empresa produz são compostos por pequenas partículas inteligentes, capazes de fazer com que o organismo absorva, de forma mais rápida e eficiente, as vitaminas e minerais. “É como se você precisasse chegar em algum lugar e optasse em ir de um transporte mais ágil em vez de ir de ônibus. Assim, você chega antes, com mais segurança e incomparável conforto ao destino. É assim que funciona o sistema inédito Direct Caps que desenvolvemos”, explica Luís Cunha, CEO da InBeaty.
A startup é composta ainda pelos sócios Edson Reis e Fábio Senna. A redução do tempo de resultado para tratar a queda dos cabelos é outro exemplo de benefício que a empresa oferece. “O produto comercializado por um concorrente leva cerca de três meses para fazer efeito, enquanto que o nosso leva 21 dias para a queda capilar diminuir. O ralo do banheiro é a nossa régua”, exemplifica o CEO.
Essas vitaminas e minerais têm três focos de atuação: combater a queda dos cabelos e fortalecer as unhas; reduzir a gordura abdominal e a celulite e prevenir e diminuir os sinais e manchas que surgem na pele com o passar dos anos. A pesquisa de Cunha começou em 2012, quando foi à Europa e constatou que os nutracêuticos – alimentos funcionais que visam a qualidade de vida e funcionam muito além de saciar a fome – eram uma tendência.
Em 2013, o grupo iniciou a linha de pesquisa e desenvolvimento e, em menos de dois anos, já estavam prontas a formulação, a embalagem e o registro na Anvisa como alimento. O grupo desenvolveu um método inédito que permite que os nutrientes cheguem intactos até o ponto de absorção e, portanto, sejam mais eficazes. Em maio de 2017 iniciou a comercialização com ativos mundialmente seguros e o crescimento da startup, em 2018, foi de 250% do investimento inicial. O primeiro trimestre segue em expansão.
Para 2020, a empresa vai lançar uma linha masculina, a InBeauty Man. “Observamos que os homens também estavam consumindo nosso produto para corrigir falhas na barba e tratamento da calvície e resolvemos atender esse público também”, finaliza Cunha.
Parceria que deu certo
Ninguém cresce sozinho. Parte desse bom desempenho da empresa vem da participação da startup no programa Startup RS Scale. O programa tem como foco startups que estão em estágio de crescimento (tração) com foco em escalar seu negócio.
“O Sebrae ajudou a trabalhar a estruturação comercial para a startup ganhar escala no mercado. Os resultados foram vistos no desempenho que eles tiveram ao longo do ano passado”, destaca a coordenadora de Economia Digital e Startups, Debora Chagas.
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