Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Santa Maria – Para quem pretende investir aquela quantia que sobra do orçamento vem a questão: qual é a melhor opção para cada caso? O que rende mais? Para auxiliar nesse processo, dois empresários de Santa Maria desenvolveram o aplicativo Capitalize, que fornece, de maneira simples, informações e orientações para investidores de pequeno a grande porte. A ferramenta está disponível nas versões free e paga, para os sistemas operacionais Android e iOS. Pablo Bizzi e Artur Marion Ceolin participaram, em 2016, do projeto Digital, desenvolvido pelo SEBRAE RS.
Conforme o técnico da Regional Centro do SEBRAE RS Leandro da Silva Policarpo foram atendidas 40 empresas em 2016, com diversas ações com o objetivo de ampliar o conhecimento dos empreendedores e a sua atuação no mercado. “Realizamos consultorias, capacitações, aplicamos metodologias de inovação e, assim, auxiliamos os participantes a entender melhor o segmento em que atuam”, disse. Policarpo ressalta que, no caso do Capitalize, o projeto não atuou diretamente no desenvolvimento técnico, mas forneceu base para diversificar processos. “Algumas consultorias realizadas certamente ajudaram os empresários a desenvolverem a sua ideia”, conta.
O Capitalize Pro, segunda versão do aplicativo, lançado originalmente em setembro de 2016, permite ao usuário comparar aplicações e calcular o valor futuro dos investimentos de forma descomplicada. De acordo com o sócio Pablo Bizzi, que já trabalhava com o segmento digital, foi uma viagem para São Paulo que ampliou o seu conhecimento sobre o universo das startups. Depois, resolveu levar o que aprendeu para Santa Maria. “É um mercado criativo, ágil, e ainda não havia iniciativas por aqui em função das empresas serem mais tradicionais, especialmente com investimentos”, relata.
O negócio começou a tomar forma quando perceberam que poderiam desenvolver produtos em vez de softwares, por exemplo. Mas foi por uma experiência própria que a ideia saiu do papel e da tela do computador. “Quando fui estudar o mercado de renda fixa fiz como qualquer pessoa e coloquei as simulações em um caderno, e depois em uma planilha no excel. Mas perdi muito tempo, então fiz uma versão do aplicativo sem nenhuma pretensão”, revela.
A ideia deu tão certo que, assim que foi disponibilizada nas lojas, rendeu mais de 500 downloads. Esse resultado motivou o desenvolvimento de uma versão paga, com novas funcionalidades. Além disso, os sócios acabaram de lançar o blog www.capitalizeapp.com.br, que servirá como uma plataforma complementar ao projeto, fornecendo tópicos e dicas relacionadas. “Fizemos contato com empresas que têm interesse em efetivar parcerias com o Capitalize e também estamos em busca de novos investimentos para continuar desenvolvendo a ideia”, finaliza.
A edição 2017 do projeto Digital do SEBRAE RS terá foco no mercado de educação. O técnico Leandro da Silva Policarpo adianta que “o objetivo será apresentar oportunidades do mercado de educação para os empresários, fazendo conexão com universidades, escolas e empresas”. As atividades iniciam em março. Para obter mais informações e realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (55) 3223-2277.
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.