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SEBRAE RS
Redação
No dia 02 de maio de 2005, exatamente às 07h30min, surgiu um novo negócio no Rio Grande do Sul. Foi nesta data, em Santo Cristo, na região Noroeste, que os casais e sócios Sidnei Zimmer e Cristiane Kunzler e Marcos Marchiori e Tânia Puhl começaram a dar forma a um sonho cuidadosamente acalentado e planejado: a inauguração da Libidus. Com foco na indústria de confecção, o empreendimento começou acanhado no quarto do apartamento de um deles com as duas mulheres cortando os moldes e confeccionando lingeries, enquanto eles continuavam em seus empregos. Quatorze anos depois, o sonho se tornou uma realidade e a empresa transformou-se em um case de sucesso com cinco lojas próprias, duas franquias e uma rede de mais de 1.300 revendedoras ativas. E tem planos ainda mais ambiciosos: “vamos subir o Brasil digitalmente”, projeta Zimmer.
A ideia é tornar a Libidus cada vez mais digital para poder revender sua coleção para todo o País a partir da matriz, em Santo Cristo. Cada passo é muito bem desenhado e conta sempre com o apoio do Sebrae RS. “Atendemos a empresa desde 2007”, conta a gestora de projetos na organização Lisiani Uggeri Hampel. O Sebrae auxiliou na estruturação do negócio, deu orientações para melhorar o planejamento de coleções e fluxo do processo produtivo, custos de produção na parte industrial e também para as ações de marketing. Já para a parte do varejo da moda, auxiliou na identificação da persona, qualidade do mix de produtos, engajamento nas redes sociais, organização do layout do PDV, visitas técnicas de benchmarking e identidade visual fizeram parte dos assuntos trabalhados com os empresários que, ainda hoje, são clientes do Sebrae. “A soma de conhecimentos aliado à capacidade empreendedora e busca incessante de conhecimentos por parte dos empresários resultou em um empreendimento bem-sucedido”, complementa Lisiani.
Em 2009, quando eles deixaram seus empregos para dedicaram-se exclusivamente à Libidus fizeram um aporte de capital que garantiu crescimento médio de 400% e expandiram a revenda da sua produção para outras cidades. No ano seguinte, já tinham 13 funcionários e decidiram adotar o sistema ERP de gestão – software que cuida de todas as operações diárias de uma empresa. Com a gestão alinhada ficou mais fácil crescer e o portfólio passou a incluir moda fitness, casual, esportiva e plus size, além de lingerie.
Novos desafios vieram em 2013 com o ingresso no e-commerce e a abertura de um canal físico de vendas, a Libidus Store, que funciona como atacado e varejo. Os clientes podem adquirir os artigos como num loja convencional e as revendedoras têm ali um ponto de compras e encomendas. Atualmente, são cerca de 70 funcionários e cinco lojas próprias em Santo Cristo, Santa Rosa, Cerro Largo, Horizontina e Três de Maio e mais duas franquias em Porto Xavier e Frederico Westphalen.
Para dar conta da administração, dividiram as responsabilidades em quatro quadrantes: Cristiane é diretora de produção, Tânia é diretora de criação, Zimmer responde pelo comercial e marketing e Marchiori atua na área administrativa e financeira. E os sócios consideram que podem ir além e levar a marca Libidus para outros estados. Para tanto, continuam contando com muito foco e planejamento.
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