Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CRÉDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Processo

Sinergia

Mais do que um fornecedor, um parceiro!

16/05/18
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança

Segundo Boletim Estudos e Pesquisas do Sebrae publicado em junho de 2017, 12 milhões de empresas são optantes pelo simples, negócios esses considerados pequenos negócios. Empresas desse e também de médio porte são focadas nas suas atividades essenciais, possuindo, muitas vezes, um grande número de fornecedores, tendo em vista que a verticalização é uma prática adotada por grandes empresas.

Para que uma empresa possa estar focada na sua atividade principal, ela precisa de tranquilidade, e um dos fatores que proporciona tal aspecto é a confiança na sua cadeia de fornecedores.

No entanto, desenvolver fornecedores que possam ser considerados parceiros leva tempo e, em alguns casos, pode ser um processo oneroso. As organizações e seus fornecedores são interdependentes, é preciso entender que a relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos agregarem valor aos seus produtos e processos.

Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança: quando esta existe, o relacionamento é fortalecido e o comprometimento mútuo é gerado.

Para conquistar esse nível de relacionamento, é necessário que as empresas estabeleçam um processo de avaliação, seleção e monitoramento de seus fornecedores, baseando-se em princípios que agreguem valor para ambos. Ou seja, o relacionamento não pode ser baseado apenas em custo.

Quando as partes se comunicam para entender as necessidades e expectativas de cada uma, o relacionamento é fortalecido para gerar a parceria. É fundamental que os requisitos de qualidade, prazo de entrega e questões financeiras sejam bem esclarecidas e atendidas por ambas.

Quando as duas partes entendem que são interdependentes – e que qualquer fator pode afetar a outra, necessitando haver comunicação constante e tomadas de ações planejadas para que a relação seja de ganha-ganha –, então pode-se dizer que uma parceria está estabelecida.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Histórias de Sucesso

Empreendedorismo

Conheça a Didio’s American Burger

Histórias de Sucesso

Planejamento

Libidus é exemplo de planejamento que deu certo

Notícias

18 de Abril de 2019

Participe do workshop e saiba mais sobre o Empretec

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2019

Para os empreendedores e a comunidade

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2019 12:08

Projeto E-Commerce ajuda a planejar e implantar as vendas on-line

Sebrae RS Podcast 12/04/2019 15:22

Sebrae-RS realiza 1º Fórum Estadual de Energia Solar em Bento Gonçalves

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: