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Mais do que um fornecedor, um parceiro!

16/05/18
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Redação

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Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança

Segundo Boletim Estudos e Pesquisas do Sebrae publicado em junho de 2017, 12 milhões de empresas são optantes pelo simples, negócios esses considerados pequenos negócios. Empresas desse e também de médio porte são focadas nas suas atividades essenciais, possuindo, muitas vezes, um grande número de fornecedores, tendo em vista que a verticalização é uma prática adotada por grandes empresas.

Para que uma empresa possa estar focada na sua atividade principal, ela precisa de tranquilidade, e um dos fatores que proporciona tal aspecto é a confiança na sua cadeia de fornecedores.

No entanto, desenvolver fornecedores que possam ser considerados parceiros leva tempo e, em alguns casos, pode ser um processo oneroso. As organizações e seus fornecedores são interdependentes, é preciso entender que a relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos agregarem valor aos seus produtos e processos.

Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança: quando esta existe, o relacionamento é fortalecido e o comprometimento mútuo é gerado.

Para conquistar esse nível de relacionamento, é necessário que as empresas estabeleçam um processo de avaliação, seleção e monitoramento de seus fornecedores, baseando-se em princípios que agreguem valor para ambos. Ou seja, o relacionamento não pode ser baseado apenas em custo.

Quando as partes se comunicam para entender as necessidades e expectativas de cada uma, o relacionamento é fortalecido para gerar a parceria. É fundamental que os requisitos de qualidade, prazo de entrega e questões financeiras sejam bem esclarecidas e atendidas por ambas.

Quando as duas partes entendem que são interdependentes – e que qualquer fator pode afetar a outra, necessitando haver comunicação constante e tomadas de ações planejadas para que a relação seja de ganha-ganha –, então pode-se dizer que uma parceria está estabelecida.

 

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