Mais buscados: MEI crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
Segundo Boletim Estudos e Pesquisas do Sebrae publicado em junho de 2017, 12 milhões de empresas são optantes pelo simples, negócios esses considerados pequenos negócios. Empresas desse e também de médio porte são focadas nas suas atividades essenciais, possuindo, muitas vezes, um grande número de fornecedores, tendo em vista que a verticalização é uma prática adotada por grandes empresas.
Para que uma empresa possa estar focada na sua atividade principal, ela precisa de tranquilidade, e um dos fatores que proporciona tal aspecto é a confiança na sua cadeia de fornecedores.
No entanto, desenvolver fornecedores que possam ser considerados parceiros leva tempo e, em alguns casos, pode ser um processo oneroso. As organizações e seus fornecedores são interdependentes, é preciso entender que a relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos agregarem valor aos seus produtos e processos.
Desenvolver uma parceria com o fornecedor depende de uma série de aspectos, mas um fator de grande impacto é a confiança: quando esta existe, o relacionamento é fortalecido e o comprometimento mútuo é gerado.
Para conquistar esse nível de relacionamento, é necessário que as empresas estabeleçam um processo de avaliação, seleção e monitoramento de seus fornecedores, baseando-se em princípios que agreguem valor para ambos. Ou seja, o relacionamento não pode ser baseado apenas em custo.
Quando as partes se comunicam para entender as necessidades e expectativas de cada uma, o relacionamento é fortalecido para gerar a parceria. É fundamental que os requisitos de qualidade, prazo de entrega e questões financeiras sejam bem esclarecidas e atendidas por ambas.
Quando as duas partes entendem que são interdependentes – e que qualquer fator pode afetar a outra, necessitando haver comunicação constante e tomadas de ações planejadas para que a relação seja de ganha-ganha –, então pode-se dizer que uma parceria está estabelecida.
Veja Mais
Notícias
16 de Setembro de 2024Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.