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SEBRAE RS
Redação
Quando se é MEI (microempreendedor individual), é preciso desenvolver muitas capacidades para manter o negócio, visto que esta é uma jornada feita por uma única pessoa. E uma das maiores questões do negócio é como aumentar suas vendas.
Pois bem, é possível fazer uma gestão estratégica e empreendedora nesse sentido. Vender é a razão de ser de um empreendimento, e quem não vende não sobrevive. Portanto, é preciso seguir algumas orientações que vão melhorar este fator em seu negócio.
Um MEI é uma tarefa, como o próprio nome diz, individual. Portanto, é preciso que o empreendedor esteja sempre disposto a se informar mais sobre processos, fazer cursos e workshops, se antecipar a problemas, atentar aos estoques e ter muita disposição e vitalidade.
Para ter uma ação estratégica, é preciso saber como é o seu mercado, ou seja, o segmento no qual você atua. Saiba tudo sobre os produtos/serviços desse mercado, os concorrentes, os valores, as inovações, os clientes.
Clientes são todas as pessoas que compram seus produtos e serviços, e podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Trace perfis das pessoas/empresas que mais podem se interessar pelo que você está oferecendo para poder traçar estratégias de vendas mais focadas. Preocupe-se em manter os clientes já conquistados e também em buscar novos.
Concorrentes são os outros negócios que estão no mesmo segmento que você. Eles disputam os mesmos clientes com o seu empreendimento. É preciso conhecê-los, ver como vendem e quanto vendem e procurar oferecer melhores condições para atrair clientes para você.
Fornecedor é quem fornece insumos, matérias-primas ou produtos para o seu negócio. Ter bons fornecedores e construir uma relação de confiança com eles permite que você compre insumos (ou produtos já prontos) com maior qualidade e com melhores condições de preço, o que melhora sua margem nas vendas.
Marketing é a ciência de aproximar produtos ou serviços de quem precisa/deseja comprar e tem condições e disponibilidade para pagar por isso. Esses são seus potenciais consumidores/clientes. O marketing também significa entregar satisfação ao cliente em forma de algum benefício. É interessante conhecer os 4 “Ps” do marketing: Produto, Preço, Ponto/Praça de Venda, Promoção/Comunicação. Por meio do marketing, você faz promoções de vendas, muda produtos ou serviços para agradar o cliente, define os preços atrativos e até muda o ponto de venda para ter maior atratividade.
Como já dito acima, todo empreendedor deve ter disposição para correr atrás de novos conhecimentos como forma de manter seu negócio sustentável. E as vendas são a espinha dorsal de qualquer empreendimento.
Para saber mais, o MEI pode baixar gratuitamente o e-book “MEI: Como Aumentar suas Vendas?” e se aprofundar mais sobre conceitos como sociedade de consumo, clientes, concorrentes, vendas, marketing e mercado, com exercícios práticos e jogos para fixar o aprendizado.
Reúne informações sobre mercado e vendas, apresentando orientações e conceitos para uma gestão estratégica e empreendedora.
Saiba mais
Baixe aqui gratuitamente: “MEI: Como Aumentar suas Vendas?”
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