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MEI, saiba como planejar um pequeno negócio

atualizado em: 17/06/19
Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Gerência de Soluções

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Mesmo que o MEI seja um modelo favorável para empre- ender, é preciso estabelecer uma rota segura para que seu negócio seja sustentável

Levantamento do Serasa Experian divulgado em setembro do ano passado apontou que o primeiro semestre de 2018 registrou o maior número de abertura de empresas. Segundo o documento, foram 1.262.395 companhias criadas no período, melhor resultado desde 2010, início da medição. O crescimento na comparação com os primeiros seis meses de 2017 foi de 10,5%. Ainda segundo o estudo, do total de empresas novas registradas no período, 81,8% eram de microempreendedores individuais, os chamados MEIs. Ou seja, essa modalidade de empreendedorismo está atraindo cada vez mais gente, mas não basta apenas a vontade: o Microempreendedor Individual precisa saber como planejar um pequeno negócio que seja sustentável.

Os principais setores que viram novas empresas surgirem foram serviços de alimentação (8,1%), higiene e embelezamento pessoal (7,6%), reparos e manutenção de prédios e instalações elétricas (7%) e comércio de confecções em geral (6,4%).

De acordo com economistas do Serasa, o resultado reflete o que tem sido chamado de “empreendedorismo por necessidade”, ligado diretamente aos sinais ainda lentos de recuperação da economia brasileira e ao número baixo de criação de empregos no país.

O que planejar para abrir uma empresa

É nessa realidade que reside a máxima de que uma crise pode se transformar em oportunidade. A constatação de que o mercado de trabalho está mais fechado para quem procura emprego pode se transformar no impulso necessário para colocar em prática um desejo dormente de empreender.

Mas a decisão de iniciar seu próprio negócio precisa vir sustentada por um arcabouço de informações: como planejar, por que planejar e como abrir um MEI, como fazer um plano de negócios e o que significa planejar as finanças numa empresa. Somente com as ferramentas adequadas é possível evitar que o sonho de abrir um negócio próprio não saia do rumo ao primeiro sinal de turbulência.

 

Orientações de como planejar um pequeno negócio

Uma das maneiras de não perder a rota é ter o mapa adequado para seguir pelo traçado. No e-book “Como Planejar um Pequeno Negócio”, o Sebrae RS oferece informações mais do que necessárias para o empreendedor. A publicação, disponível para download gratuito, traz orientações fundamentais para qualquer empreendedor que decida abrir um negócio como MEI.

MEI é aquele profissional que trabalha por conta própria e que, por meio do Portal do Empreendedor, regulariza sua atuação profissional nos parâmetros da lei complementar 128, de 2008. A categoria estabelece R$ 81 mil por ano como limite de faturamento bruto e permite até um empregado que receba salário mínimo ou o piso da categoria. O Sebrae foi um dos principais articuladores da criação da lei e das suas atualizações, expandindo os benefícios da legislação.

 

Metas e objetivos

Ainda que o ambiente estabelecido a partir do MEI seja favorável ao empreendedor solo, é preciso estabelecer uma rota segura para que, mesmo pequeno, seu empreendimento seja robusto e sustentável.

Para isso, é preciso planejamento e saber onde se quer chegar. É o seu plano que vai leva-lo ao destino final. Esse caminho precisa contar com metas e objetivos. Se o objetivo é o que se deseja alcançar, a meta estabelece o quanto se deseja alcançar e em que prazo.

As metas de um empreendimento devem ser mensuráveis, exequíveis – tentar um passo maior do que o possível pode ser o caminho mais curto para o fracasso – e precisam ser significativas para seu negócio, factíveis e com prazos definidos para serem realizadas.

 

Visão sistêmica

É importante olhar o conjunto que forma um empreendimento, não só para um ou outro aspecto dele. Quem sabe planejar conhece a fundo seu produto ou serviço oferecido, e é esse conhecimento que sustenta uma estratégia sólida. Ela precisa estar baseada em tudo o que está relacionado ao que se vende e como vende.

Seu planejamento precisa envolver o controle de entradas e saídas de dinheiro e também seu posicionamento no mercado, considerando as necessidades do consumidor e o que fornecedores e concorrentes já oferecem.

O e-book do Sebrae RS explica algumas ferramentas úteis na gestão de um negócio, tais como PDCA (iniciais em inglês para Planejar, Fazer, Avaliar e Agir) e 5W2H (iniciais das perguntas O fazer?, Por que fazer?, Onde fazer?, Quem fará? Quando fazer?, Como fazer? Quanto vai custar?).

Na publicação, também há exercícios práticos que ajudarão o empreendedor a responder a essas e a outras questões relativas ao desenvolvimento de seu negócio, além de jogos como caça-palavras e palavras-cruzadas, que ajudam a fixar o conteúdo aprendido.

 

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