Mais buscados: mei crédito sei Boas praticas consultoria
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Com a ajuda do SEBRAE RS, a empresa criou uma linha de produtos para churrasco
Um segmento ainda inexplorado pelas micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul expandiu os negócios da Wietti Metalúrgica, de Novo Hamburgo. Atuante no mercado de encarroçadoras de ônibus, móveis, construção civil e máquinas para pavimentação e mineração, a empresa enxergou, com auxílio do SEBRAE RS, uma nova oportunidade na produção de produtos para churrasco.
A ideia surgiu a partir do projeto da instituição, o Metalvale – Polo Setorial Metalmecânico do Vale do Sinos. De acordo com o presidente do SEBRAE RS, Vitor Augusto Koch, a iniciativa visa aumentar competitividade das empresas do setor com ênfase no aumento da carteira de clientes, melhoria da gestão comercial, financeira, de produção e de indicadores de desempenho. Com esse mesmo foco, a Wietti participou do programa de estratégias empresariais – que faz parte do cronograma do Metalvale – e com a ajuda de consultorias gerenciais do SEBRAE RS desenvolveu uma linha de consumo voltado para o prato preferido do gaúcho.
“Em uma pesquisa de mercado realizada com orientação do SEBRAE descobrimos que existia uma carência na produção desses produtos, pois as empresas de pequeno porte do Estado não estão aptas a fabricar esse tipo de instrumento. Depois disso, fizemos um planejamento estratégico também com a ajuda da instituição e colocamos a mão na massa”, explica o diretor comercial da Wietti, Paulo Cezar Diotti. A idealização da iniciativa e a fabricação das peças levaram em torno de dois anos.
No entanto, o trabalho do SEBRAE RS não se limitou a análises mercadológicas. “Chegamos à conclusão que seria importante uma diversificação nos negócios. Ao invés de vender para indústrias, sugerimos que a Wietti vendesse direto para o cliente final”, ressalta o consultor da instituição que assessorou a metalúrgica, Álvaro Flores. Além de ampliar o número de clientes, a empresa vem participando de capacitações do SEBRAE RS desde 2004. Segundo Diotti, o próximo passo é abrir outras lojas também na Região do Vale dos Sinos.
Com a marca “Churrasco Chic”, a empresa já está fabricando espetos, grelhas, churrasqueiras e acessórios para o tradicional prato de churrasco. “A primeira linha da marca levará ao consumidor espetos que primam pelo cuidado no acabamento e detalhes construtivos que melhoram o desempenho do assador, seja ele profissional ou amador”, explica Diotti. A linha inicial oferece produtos em alumínio e aço inox, com diferentes dimensões, para todos os tipos de churrasqueiras.
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.