Mais buscados: Mei Credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Pedras do Oriente Comércio, Importação e Exportação desenvolveu máquina capaz de produzir formatos complexos e exigidos pelo mercado internacional
Após dez anos de pesquisa, a empresa Pedras do Oriente Comércio, Importação e Exportação concretizou um de seus principais objetivos: a construção da máquina AutoGem, que possibilita a melhorias na lapidação facetada de pedras preciosas. A conclusão só foi possível depois da participação no Inova Pequena Empresa RS, em 2010, projeto do SEBRAE/RS, que teve o objetivo de ampliar o processo de inovação tecnológica das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) gaúchas e promover o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul (RS).
A Pedras do Oriente Comércio, Importação e Exportação, localizada no município de Teutônia, região Centro do RS, recebeu, através do projeto Inova Pequena Empresa RS o total de R$ 280.597,50, que foram investidos na conclusão de pesquisa na área de automação do processo de lapidação facetada, em que as superfícies externas das pedras são transformadas em faces planas com ângulos diferentes. Com o investimento, houve a criação da tecnologia CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing), que em português significa “projeto assistido por computador/manufatura assistida por computador”. O resultado de toda a aplicação foi a construção da AutoGem, máquina de ponta que atende as exigências do mercado internacional e coloca o Brasil em um novo patamar em lapidação de joias.
O equipamento ainda é um protótipo, mas segundo o diretor Administrativo da companhia, Robson Schaeffer, o diferencial da AutoGem é a capacidade de produzir pedras com formatos complexos, incluindo a lapidação côncava, que é recente no setor e desconhecido para o público. “Ela está atraindo a atenção e mostrando a capacidade tecnológica da empresa, mas segue sendo ajustada na parte operacional e começa a atender os primeiros clientes que trabalham com joias em ouro.” Até pouco tempo, a Pedras do Oriente trabalhava com peças folheadas em ouro, e agora está capacitada a atender à alta joalheria lapidando pedras com novos formatos. “Esperamos alavancar os negócios produzindo peças de alto valor agregado”, conclui Schaeffer. Para a gerente da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, a AutoGem atende a um gargalo do setor de joias em nível nacional e oportuniza novos mercados no exterior.
Inova Pequena Empresa RS
O projeto Inova Pequena Empresa RS, que se encerrou em 2010, contemplou 105 micro e pequenas empresas gaúchas com recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) selecionadas através de edital de chamada pública. Os pequenos negócios escolhidos apresentaram propostas que promovem o aprimoramento tecnológico e a inovação em produtos, processos ou serviços com foco no mercado consumidor.
Veja Mais
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.