Mais buscados: MEI credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
Empreendedora de Frederico Westphalen construiu história de sucesso com vontade de evoluir e uma estreita relação com o SEBRAE RS
Uma trajetória marcada pelo desejo de mudança e, ao mesmo tempo, de permanecer no meio rural. A história da empreendedora Sandra Salete Pelegrini Bellé, de Frederico Westphalen, une esforço, novas ideias e apoio familiar. Com ajuda do SEBRAE RS, o sonho da produtora rural de inaugurar a agroindústria Eduvavi, em setembro, marcando uma nova etapa de seu histórico profissional.
A parceria entre a empresária e o SEBRAE RS vem de longa data. A técnica da Regional Norte da entidade Tatiana Candaten relembra que Sandra já realizou diversas capacitações e consultorias e tanto empenho resultou em um reconhecimento importante. “Entre os atendimentos estão o 5S Rural, gestão e cursos de qualidade”, conta. Em 2014, Sandra recebeu Troféu Prata no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural, na etapa estadual.
O trabalho no campo está na rotina de Sandra desde sempre. O caminho foi natural para a empreendedora, criada em ambiente de produção de leite. “Esse sempre foi nosso negócio. Porém, quando casei, trabalhamos com o plantio de fumo, mas era uma atividade desgastante. Queria uma nova alternativa de renda”, relembra. Ela se define como uma pessoa que aproveita todas as oportunidades, por isso buscou sempre se qualificar. “Assisto todas as palestras e cursos que posso”, ressalta.
Foi nesse processo que o sonho de abrir uma agroindústria tomou forma. O Sitio da Amizade, sua propriedade localizada na Linha Volta Grande, em Frederico Westphalen, acabaria se tornando o espaço para abrigar o novo negócio. “Tudo iniciou de fato em 2014, quando comecei a pesquisar a documentação necessária. Nessa época só vendíamos leite, mas eu queria trabalhar com derivados, e com um diferencial: produzidos da forma mais natural possível, sem conservantes”, enfatiza. Segundo ela, o papel do SEBRAE RS foi fundamental não apenas nas capacitações, mas para tirar o projeto do papel. “Eu tinha muitas dúvidas, então fizemos um plano de negócios, que resultou nos indicadores de viabilidade”, explica.
O objetivo da Agroindústria Eduvavi é produzir mil litros de leite por dia para os derivados, porém com capacidade máxima de 10 mil litros/dia. Os produtos que serão fabricados incluem dois tipos de queijo, nata, iogurte e doce de leite. “Há 16 anos, esse tipo de laticínio não tinha nenhuma garantia de dar certo. Hoje, o cenário é diferente, inclusive com muitas empresas familiares atuando”, disse Sandra, que conta com a ajuda dos três filhos e do marido no projeto.
“Eu fiz questão de colocar o negócio no meu nome para que o homem entenda que a mulher também tem o seu espaço, e meu marido apoiou sempre”, comemora. Para ela, todos os objetivos precisam ser percorridos degrau por degrau. “Afinal, na vida a gente não sobe de elevador. Precisamos trabalhar para que as coisas deem certo”, afirma.
A reta final da agroindústria teve, mais uma vez, apoio do SEBRAE RS. “Toda a identidade visual, logotipo, aplicação e até a criação de um mascote para futuras ações de marketing foi desenvolvida através de consultorias SEBRAETEC, e a empresária ficou muito satisfeita”, finaliza a técnica Tatiana Candaten.
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.