Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mEI crédito CONSULTORIA boas Praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Investimentos

O Risco de Não Investir!

atualizado em: 22/11/17
Tiago Centenaro Mignoni

Tiago Centenaro Mignoni

Gestor de Atendimento SEBRAE SERRA

COMPARTILHE
O ambiente de negócios requer inovação das empresas, e empresários mais empreendedores

O investimento para instalar e modernizar empresas sempre está atrelado ao risco. O empreendedor tem que ser capaz de correr riscos calculados para fazer o seu negócio acontecer e se desenvolver. É comum, portanto, falarmos sobre o risco de investir.

O economista Samy Dana, apresentador do programa Conta Corrente (Globo News), destacou, em palestra realizada na Serra Gaúcha, dia no 10 de novembro, o risco de não investir.

O cenário macroeconômico restritivo dos últimos anos com a variação negativa de 3,6% do PIB em 2016, os 13 milhões de desempregados em 2017, as conhecidas dificuldades para fazer negócios no Brasil (Doing Bussiness coloca o país na 123º posição em seu ranking de onde é mais fácil fazer negócios) e a conjuntura política foram analisadas pelo palestrante e são alguns inibidores de investimento pelos empresários.

É compreensível a falta de confiança para novos investimentos. Contudo, alerta-se para o ambiente de negócios atual que requer inovação para as empresas se manterem vivas. Anos na inércia leva a redução de competitividade. Outra empresa pode tomar o lugar da sua. Samy demonstrou que os investimentos internacionais no Brasil estão na marca de 78 bilhões ao ano desde 2015 e quais são os determinantes desse expressivo movimento de recursos, que devem servir de argumentos para também estimular as empresas nacionais.

No Salão de Oportunidades, onde Samy palestrou, o Sebrae/RS e parceiros apresentaram seus serviços para apoio aos empreendedores. As agências e bancos de fomento BADESUL e BRDE demonstraram que estão à disposição para auxiliar os empresários em projetos de investimento. E porque inovar é preciso, grandes empresas podem buscar em startups esse caminho, como lá demonstrado por representantes da Anjos do Brasil.

O economista Joseph Schumpeter escreveu no início do século XX que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico. O conceito não é novo e nem é novidade para os empresários brasileiros que confirmam a teoria por suas realizações diárias. Mas, só se fará uma economia melhor com você empresário atento ao risco de não investir. Com você empresário sendo mais empreendedor.

Se ficou interessado no conteúdo abordado na Palestra o Risco de não Investir. ACESSE

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Planejamento

Como modelar um negócio inovador

Notícias

11 de Outubro de 2019

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga

SAIBA MAIS

 

09 de Outubro de 2019

Rio Grande do Sul é um dos vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/10/2019 06:32

Mostratec tem mais de 750 projetos estudantis de ciência, inovação e tecnologia

Sebrae RS Podcast 09/10/2019 16:35

Inovação e tecnologia em saúde são tema de evento em Caxias do Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: