Mais buscados: mEI credito SEI BOAS PRATICAS consultoria
Ivandro Rosa de Moraes
Gerência de Soluções
Empreendedores por oportunidade identificam uma chance de negócio ou um nicho de mercado e decidem empreender mesmo possuindo alternativas correntes de emprego e renda. Essa classificação é baseada no Relatório de Competitividade Global (Global Competitiveness Report), publicação do Fórum Econômico Mundial.
Com diferente motivação, os empreendedores por necessidade decidem empreender por não possuírem melhores alternativas de emprego e renda, abrindo um negócio com a finalidade de gerar rendimentos visando basicamente a sua subsistência e de suas famílias.
Países com baixo PIB per capita, pouco dinâmicos e onde a oferta de empregos assalariados é incipiente tendem a apresentar uma elevada taxa de empreendedorismo inicial por necessidade.
Já nos países com mercados internos diversificados e dinâmicos, onde a oferta de empregos assalariados é expressiva ou que contam com uma rede de proteção social (seguro-desemprego, sistema de previdência social, etc.) fortemente estruturada e com maior potencial de inovação de bens e serviços tendem a apresentar taxas de empreendedorismo inicial por oportunidade relativamente mais altas.
A boa notícia é que, segundo a pesquisa GEM, o empreendedorismo por necessidade, que está relacionado a falta de opção de trabalho e renda, cedeu espaço para o empreendedorismo por oportunidade.
Conforme dados levantados na GEM, boa parte dos novos empreendedores brasileiros estão abrindo seus negócios por vislumbrarem uma oportunidade, e não somente pela falta de opção de renda.
No Rio Grande do Sul o cenário é mais motivador ainda pois observa-se, em relação ao Brasil, uma proporção ainda maior de empreendedorismo por oportunidade, 66,7% (RS) e 57,4% (BR).
Minha ideia aqui é extrapolar um pouco esta classificação. Como, o empreendedor pode (e deve) transformar uma necessidade em oportunidade?
Acredito muito que perguntas bem-feitas são melhores que respostas prontas na maioria das vezes.
Pensando nesta lógica, vou listar algumas questões fundamentais que todos que estão pensando em abrir um negócio deveriam considerar:
Quer saber mais sobre Empreendedorismo? ACESSE
Notícias
21 de Novembro de 2024Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape
SAIBA MAIS18 de Novembro de 2024
Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.