Mais buscados: Mei CRÉDITO sei Boas Praticas consultoria
Roseli Martins
Gerência de Relacionamento com Clientes
Foi aos 18 anos que Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017, iniciou sua história como empreendedora. Em 2009, junto com o marido Ezequiel Vedana da Rosa, decidiu abrir uma empresa de material gráfico e websites, a Inmobile Comunicação. Mas foi em 2012, após seu companheiro importar e lhe presentear com seu vestido de noiva para o casamento, que iniciaram a loja virtual Marry Me Noivas, que em 2013 ganhou uma loja física e, dois anos depois, foi vendida. Mas o maior passo na trajetória empreendedora dos dois foi o Piipee: uma solução para banheiros que elimina em 100% o uso da água para eliminar urina.
Atualmente, a empresa está localizada em Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha, composta por quatro pessoas e com mais de 400 clientes em todo Brasil. Seu faturamento para o ano de 2017 promete crescer 170% comparado a 2016. A criação do Piipee começou em 2010, de maneira caseira. Para reduzir o uso de água, o casal passou a realizar experimentos. Compraram vários produtos de limpeza e componentes químicos do mercado e, após sete meses de testes e estudando fórmulas, chegaram a uma solução que atua nas características físico-químicas da urina, alterando a coloração, eliminando germes e bactérias, removendo o odor e perfumando o sanitário.
Composto de um aditivo biodegradável a base de extratos naturais, ele é aplicado através de um dispositivo plástico acoplado ao vaso sanitário. Quando o usuário for urinar, ao invés de acionar a descarga, aciona o Piipee, o que economiza água e dinheiro, pois é mais barato acionar o Piipee do que a descarga.
Em 2012, em parceria com a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o Piipee foi colocado pela primeira vez para validação com o público, sendo um sucesso. Em 2013 foi solicitada a patente do aplicador e a ideia se transformou em startup.
Em 2014, com a crise hídrica em São Paulo, a Piipee teve mídia espontânea e muitas pessoas interessadas. O produto não estava pronto para ser comercializado e a empresa não estava registrada, mas Ariane percebeu um grande nicho de mercado. Com a regularização, um novo problema: não havia recurso financeiro para produção do primeiro lote. “Dessa forma abrimos as vendas e colocamos 60 dias para entrega, com pagamento antecipado pelos nossos clientes”.
“No início de dezembro de 2015, já havíamos levantado o capital necessário para fabricar o primeiro lote e começar a entregar para nossos clientes. Neste mesmo ano fomos convidados pela ONU e pelo INPI francês para representar o Brasil na COP 21, maior evento global de sustentabilidade, reconhecendo assim a Patente do Piipee como uma inovação global para a mudança do clima e os princípios do acordo de Paris”, conta.
Em 2016, a Piipee foi considerada uma das 14 startups mais inovadoras do país pelo Ministério do Desenvolvimento (MDIC). Além de alavancar as vendas e estabelecer parcerias estratégicas para o produto, a empresa busca conscientizar as pessoas sobre o desperdício de água.
Segundo Ariane, o diferencial está no pós venda: “realizamos um acompanhamento detalhado, através de ligações, pesquisas de satisfação, acompanhamento através de testes de economia com os clientes, para assim identificar a performance do produto no cliente e continuar aprimorando”. Atualmente a empresa oferece a solução para vasos sanitários e mictórios, uma versão para residência que é o Piipee Spray, e o Piipee Pet, versão para eliminação de resíduos de pets.
Recentemente, o Piipee foi vencedor do desafio GLOBAL do Accelerate2030 – Programa de aceleração desenvolvido pela ONU e da UNDP (United Nations Development Programme) e ImpactHub. “Após alguns meses de seleção, mais de 17 países competindo, e após sermos uma das startups vencedoras da fase nacional, recebemos a notícia de que a Piipee é a única startup brasileira a estar entre os 10 vencedores GLOBAIS do programa e a única do mundo todo relacionada ao tema água deste ano” conta Ariane.
Os recursos naturais estão cada vez mais escassos, logo, economizar qualquer recurso natural é uma necessidade. Nas palavras de Ariane, o objetivo é ajudar a salvar a água do planeta: “até hoje, com nossos clientes, conseguimos atingir a marca de 5 milhões de litros de água economizados, o que é suficiente para abastecer mais de 33 mil pessoas por um mês, mas queremos chegar a marca de um milhão de litros de água economizados diariamente com o Piipee”.
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.