Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios

Piipee Soluções Ambientais: um case em sustentabilidade

atualizado em: 11/09/17
Roseli Martins

Roseli Martins

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE
Queremos chegar a um milhão de litros de água economizados diariamente com o Piipee

Foi aos 18 anos que Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017, iniciou sua história como empreendedora. Em 2009, junto com o marido Ezequiel Vedana da Rosa, decidiu abrir uma empresa de material gráfico e websites, a Inmobile Comunicação. Mas foi em 2012, após seu companheiro importar e lhe presentear com seu vestido de noiva para o casamento, que iniciaram a loja virtual Marry Me Noivas, que em 2013 ganhou uma loja física e, dois anos depois, foi vendida. Mas o maior passo na trajetória empreendedora dos dois foi o Piipee: uma solução para banheiros que elimina em 100% o uso da água para eliminar urina.

Atualmente, a empresa está localizada em Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha, composta por quatro pessoas e com mais de 400 clientes em todo Brasil. Seu faturamento para o ano de 2017 promete crescer 170% comparado a 2016. A criação do Piipee começou em 2010, de maneira caseira. Para reduzir o uso de água, o casal passou a realizar experimentos. Compraram vários produtos de limpeza e componentes químicos do mercado e, após sete meses de testes e estudando fórmulas, chegaram a uma solução que atua nas características físico-químicas da urina, alterando a coloração, eliminando germes e bactérias, removendo o odor e perfumando o sanitário.

Composto de um aditivo biodegradável a base de extratos naturais, ele é aplicado através de um dispositivo plástico acoplado ao vaso sanitário. Quando o usuário for urinar, ao invés de acionar a descarga, aciona o Piipee, o que economiza água e dinheiro, pois é mais barato acionar o Piipee do que a descarga.

Em 2012, em parceria com a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o Piipee foi colocado pela primeira vez para validação com o público, sendo um sucesso. Em 2013 foi solicitada a patente do aplicador e a ideia se transformou em startup.

Em 2014, com a crise hídrica em São Paulo, a Piipee teve mídia espontânea e muitas pessoas interessadas. O produto não estava pronto para ser comercializado e a empresa não estava registrada, mas Ariane percebeu um grande nicho de mercado. Com a regularização, um novo problema: não havia recurso financeiro para produção do primeiro lote. “Dessa forma abrimos as vendas e colocamos 60 dias para entrega, com pagamento antecipado pelos nossos clientes”.

“No início de dezembro de 2015, já havíamos levantado o capital necessário para fabricar o primeiro lote e começar a entregar para nossos clientes. Neste mesmo ano fomos convidados pela ONU e pelo INPI francês para representar o Brasil na COP 21, maior evento global de sustentabilidade, reconhecendo assim a Patente do Piipee como uma inovação global para a mudança do clima e os princípios do acordo de Paris”, conta.

Em 2016, a Piipee foi considerada uma das 14 startups mais inovadoras do país pelo Ministério do Desenvolvimento (MDIC). Além de alavancar as vendas e estabelecer parcerias estratégicas para o produto, a empresa busca conscientizar as pessoas sobre o desperdício de água.

Segundo Ariane, o diferencial está no pós venda: “realizamos um acompanhamento detalhado, através de ligações, pesquisas de satisfação, acompanhamento através de testes de economia com os clientes, para assim identificar a performance do produto no cliente e continuar aprimorando”. Atualmente a empresa oferece a solução para vasos sanitários e mictórios, uma versão para residência que é o Piipee Spray, e o Piipee Pet, versão para eliminação de resíduos de pets.

Recentemente, o Piipee foi vencedor do desafio GLOBAL do Accelerate2030 – Programa de aceleração desenvolvido pela ONU e da UNDP (United Nations Development Programme) e ImpactHub. “Após alguns meses de seleção, mais de 17 países competindo, e após sermos uma das startups vencedoras da fase nacional, recebemos a notícia de que a Piipee é a única startup brasileira a estar entre os 10 vencedores GLOBAIS do programa e a única do mundo todo relacionada ao tema água deste ano” conta Ariane.

Os recursos naturais estão cada vez mais escassos, logo, economizar qualquer recurso natural é uma necessidade. Nas palavras de Ariane, o objetivo é ajudar a salvar a água do planeta: “até hoje, com nossos clientes, conseguimos atingir a marca de 5 milhões de litros de água economizados, o que é suficiente para abastecer mais de 33 mil pessoas por um mês, mas queremos chegar a marca de um milhão de litros de água economizados diariamente com o Piipee”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

17 de Julho de 2024

Mais de 30% dos MEIs e MPEs ainda estão fora de operação revela pesquisa do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2024

Seminário de Turismo Rural de Cruz Alta ocorre no dia 24 e discute ações para o setor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: