
Mais buscados: MEi credito SEI Boas praticas Consultoria

SEBRAE RS
Redação
No início, em 2016, a falta de dinheiro era uma constante e a Pix Force lutava para conquistar seu espaço. Criada com a proposta de oferecer uma gestão territorial inteligente, a startup surgiu em Porto Alegre da inciativa de Daniel Moura, da área de engenharia ambiental, e de Renato Gomes, com ampla experiência em mineração. Juntos, perceberam que era possível oferecer um serviço diferenciado aos clientes para administração de ativos territoriais, usando drones, satélites e outros sensores.
A percepção estava certa e apesar das dificuldades iniciais, principalmente de aporte financeiro, a Pix Force fez ajustes e seguiu em frente com a sua proposta de desenvolver soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. A coordenadora de startups do Sebrae RS, Debora Chagas, lembra que, em 2018, a empresa participou do programa Startup RS Scale. Com duração de nove meses, o StartupRS Scale proporciona apoio com destaque para estratégias de crescimento. O programa também aborda métricas e indicadores, definição de modelo comercial e suporte na implementação dos planos de ação. “Ter ficado em primeiro lugar no Sebrae Like a Boss demonstra a maturidade alcançada pela startup”, afirma Debora.

Guilherme Benites recebendo o Troféu durante a Mercopar.
Responsável pela área de negócios da Pix Force, Guilherme Benites conta que os tempos difíceis cederam lugar a uma fase de aceleração e, atualmente, a empresa tem uma sede com 700 m2, um grupo de 35 colaboradores e uma carteira com 36 clientes, incluindo nomes como a Shell, Votorantim Energia e a CPFL (energia). “É uma rotina bastante agitada”, descreve Benites. A Pix Force vive uma fase de expansão e já participou de eventos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e em Boston, nos Estados Unidos. A startup foi uma das 17 selecionadas pelo StartOut Brasil, programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo, e fez uma imersão no ecossistema de Boston, em setembro. Com um olhar sem fronteiras, a empresa, que começou com apenas uma pessoa na área comercial, agora já tem seis colaboradores nessa função.
Além de perseverança, insistência e muito trabalho, Benites considera que a formação e a formatação da equipe são fundamentais para ancorar o crescimento. “Isto e a organização interna tornam o negócio mais capacitado para escalar”, complementa. A Pix Force desenvolve as soluções a partir da necessidade do cliente e tem um setor que atua como uma espécie de radar de problemas a serem resolvidos. “Assim estamos sempre em busca da inovação”, destaca. Atualmente, já são três produtos desenvolvidos, além dos serviços de engenharia e trabalho de campo. São soluções voltadas à contagem de grandes volumes de produtos e à inspeção de qualidade na área de energia com emissão e alertas antecipados às concessionárias sobre problemas na rua como galhos que encostam em fios da rede elétrica.
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.