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Jakson da Luz
Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros
“Networking é uma rede de relacionamento entre profissionais com interesses comuns que precisa ser cultivada, cuidada e valorizada”. A definição é de Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, uma das principais recrutadoras do país, em artigo no portal da revista Exame, de maio do ano passado. Em sua lista de sugestões para o estabelecimento de uma boa rede de relacionamentos, Sofia inseriu: “Seja visto. O universo virtual facilitou as conexões, principalmente porque os dias estão cada dia mais corridos, mas não se acomode na facilidade da vida digital. Encontre com as pessoas, a conversa cara a cara faz toda a diferença”.
De fato, uma boa roda de conversa, um café despretensioso ou aquela boa e velha troca de cartões podem apresentar soluções que sua equipe estratégica passou meses tentando encontrar sem sucesso. Sustentado por essa premissa, o Sebrae RS conta com o Projeto Comprador, ferramenta para que empresas interessadas em encontrar produtos e serviços possam estar diante de micro e pequenos empreendimentos qualificados, prontos para oferecer soluções que, muitas vezes, as demais empresas não sabiam que havia quem lhe oferecesse de modo eficiente.
Ao aproximar empresas compradoras e vendedoras durante encontros agendados em eventos das mais diversas áreas de atividade, o programa permite o conhecimento da capacidade e da necessidade de ambos os lados para futuras negociações de produtos e serviços.
Em conversas práticas e objetivas, as empresas de menor porte se apresentam às companhias interessadas em comprar suas soluções, produtos e serviços. Esses encontros não estabelecem nenhum compromisso para que o negócio seja realizado naquele instante; a ideia é que desse relacionamento olho no olho empresas compradoras e vendedoras possam se conhecer, entender o que cada uma deseja e, eventualmente, selar um acordo para compra e venda.
Para as empresas com potencial de compra, os benefícios oferecidos pelo Projeto Comprador são consideráveis:
Este ano, o Sebrae RS realiza novamente o Projeto Comprador Mercopar durante a programação da feira. Há 28 anos como um dos principais eventos de inovação da indústria brasileira, a Mercopar acontece de 1 a 3 de outubro em Caxias do Sul. Na lista dos segmentos presentes estão metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenamento de materiais, serviços, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, tecnologia da informação e startups.
O perfil do público da programação reúne profissionais das empresas com poder de decisão sobre os investimentos. Entre eles, compradores e vendedores, distribuidores, fornecedores, técnicos e representantes.
A programação do Sebrae RS para o projeto na Mercopar estabelece que reuniões com os fornecedores devem ter duração máxima de 15 minutos. São pré-agendadas em um mesmo local, onde as empresas negociam seus produtos e serviços com potenciais fornecedores. Cada comprador vai ter a oportunidade de realizar até 32 agendas ao longo da programação da feira.
Na edição de 2018 da Mercopar, o Projeto Comprador reuniu 64 compradores de grandes empresas e 206 empresas fornecedoras e realizou 1.600 reuniões de negócios.
Além do Projeto Comprador Mercopar, o Sebrae RS realizará outras sete etapas do Projeto Comprador entre junho e setembro deste ano:
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