Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Estratégia

Relacionamento

Projeto Comprador: oportunidade para networking e novos negócios

atualizado em: 30/05/19
Jakson da Luz

Jakson da Luz

Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Projeto Comprador permite o conhecimento da capacidade e da necessidade de compradores e fornecedoras para futuras negociações de produtos e serviços

“Networking é uma rede de relacionamento entre profissionais com interesses comuns que precisa ser cultivada, cuidada e valorizada”. A definição é de Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, uma das principais recrutadoras do país, em artigo no portal da revista Exame, de maio do ano passado. Em sua lista de sugestões para o estabelecimento de uma boa rede de relacionamentos, Sofia inseriu: “Seja visto. O universo virtual facilitou as conexões, principalmente porque os dias estão cada dia mais corridos, mas não se acomode na facilidade da vida digital. Encontre com as pessoas, a conversa cara a cara faz toda a diferença”.

De fato, uma boa roda de conversa, um café despretensioso ou aquela boa e velha troca de cartões podem apresentar soluções que sua equipe estratégica passou meses tentando encontrar sem sucesso. Sustentado por essa premissa, o Sebrae RS conta com o Projeto Comprador, ferramenta para que empresas interessadas em encontrar produtos e serviços possam estar diante de micro e pequenos empreendimentos qualificados, prontos para oferecer soluções que, muitas vezes, as demais empresas não sabiam que havia quem lhe oferecesse de modo eficiente.

Ao aproximar empresas compradoras e vendedoras durante encontros agendados em eventos das mais diversas áreas de atividade, o programa permite o conhecimento da capacidade e da necessidade de ambos os lados para futuras negociações de produtos e serviços.

Em conversas práticas e objetivas, as empresas de menor porte se apresentam às companhias interessadas em comprar suas soluções, produtos e serviços. Esses encontros não estabelecem nenhum compromisso para que o negócio seja realizado naquele instante; a ideia é que desse relacionamento olho no olho empresas compradoras e vendedoras possam se conhecer, entender o que cada uma deseja e, eventualmente, selar um acordo para compra e venda.

Projeto Comprador: benefícios

Para as empresas com potencial de compra, os benefícios oferecidos pelo Projeto Comprador são consideráveis:

  • Foco nas necessidades e seleção de fornecedores: trata-se de uma oportunidade de listar necessidades de compra e agendar reunião com os fornecedores de interesse.
  • Conhecer fornecedores novos e qualificados: o programa reúne um número expressivo de fornecedores à disposição das companhias compradoras.
  • Alta produtividade nas reuniões: oportunidade para estabelecer contato com fornecedores selecionados focados no negócio.
  • Potencial significativo de atendimento às suas demandas: o programa apresenta diversas opções de fornecimento de produtos e serviços em um único local.
  • Reforço do networking: estar em contato com compradores de outras grandes empresas para troca de experiências.

Projeto Comprador na Mercopar

Este ano, o Sebrae RS realiza novamente o Projeto Comprador Mercopar durante a programação da feira. Há 28 anos como um dos principais eventos de inovação da indústria brasileira, a Mercopar acontece de 1 a 3 de outubro em Caxias do Sul. Na lista dos segmentos presentes estão metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenamento de materiais, serviços, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, tecnologia da informação e startups.

O perfil do público da programação reúne profissionais das empresas com poder de decisão sobre os investimentos. Entre eles, compradores e vendedores, distribuidores, fornecedores, técnicos e representantes.

A programação do Sebrae RS para o projeto na Mercopar estabelece que reuniões com os fornecedores devem ter duração máxima de 15 minutos. São pré-agendadas em um mesmo local, onde as empresas negociam seus produtos e serviços com potenciais fornecedores. Cada comprador vai ter a oportunidade de realizar até 32 agendas ao longo da programação da feira.

Na edição de 2018 da Mercopar, o Projeto Comprador reuniu 64 compradores de grandes empresas e 206 empresas fornecedoras e realizou 1.600 reuniões de negócios.

Outras oportunidades do Projeto Comprador

Além do Projeto Comprador Mercopar, o Sebrae RS realizará outras sete etapas do Projeto Comprador entre junho e setembro deste ano:

  • Na cidade de Esteio, o Projeto Comprador Esteio acontece no dia 25 de junho, em evento multissetorial.
  • Montenegro recebe o 16º Encontro de Negócios no dia 27 de junho, com os setores de metalmecânico e energia.
  • A Rodada de Negócios Confec+, voltada para o setor de moda, acontece no dia 16 de agosto em Lajeado.
  • O 17º Encontro de Negócios de Metalmecânico e Energia será realizado no dia 22 de agosto em Sapiranga.
  • Canoas sedia a 3ª Sessão de Negócios Metalmecânico em 3 de setembro, voltada também para os segmentos de energia e metalmecânico.
  • O Projeto Comprador Wine South America reúne em Bento Gonçalves, no dia 25 de setembro, os principais compradores, produtores e fornecedores do setor vinícola.
  • Em 26 de setembro, acontece a Rodada de Negócios Construmóbil, em Lajeado, voltada ao setor da construção civil, mobiliário e decoração.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Ampliando horizontes

Você é um modelo de negócio!

Empreendedorismo

Meu Negócio em Dia

Dicas para o MEI controlar suas finanças

Empreendedorismo

Processos Financeiros

Finanças empresariais: controlar para expandir

Notícias

14 de Junho de 2019

Entidades executoras divulgam o Programa Centelha

SAIBA MAIS

 

14 de Junho de 2019

Agroindústrias mais competitivas nas regiões Norte e Serra

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:47

Ainda dá tempo de ser expositor na Mercopar 2019

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:46

Programação Neurolinguística é tema de palestra on-line

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: