Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Processo

Engajamento

Qual a melhor forma de comunicação interna?

atualizado em: 08/05/18
Rubia Marques Dornelles

Rubia Marques Dornelles

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
A comunicação interna é um processo que estreita os laços entre as partes e que transforma as pessoas

A comunicação interna é mais do que uma ferramenta que apoia a gestão de uma organização, é um processo que estreita os laços entre as partes e que transforma as pessoas, pois gera conhecimento a partir de trocas de informações. As organizações que ampliarem a sua visão em relação a esse processo possivelmente terão ganhos.

Algumas organizações descrevem através de procedimentos o seu processo de comunicação interna, definindo o que, como e quando comunicar, especificando quem comunica e para quem comunica. Esta é uma boa prática, porque padroniza situações e melhora o fluxo da informação. No entanto, em alguns casos, este é um caminho de mão única, onde quem comunica está em um nível hierárquico estratégico ou tático em relação aos demais níveis, não havendo o processo reverso, onde as pessoas da base possam disparar o processo de comunicação.

Qual a melhor forma de comunicação interna?

Ao estabelecer o seu processo de comunicação interna, a organização precisa levar em conta seu contexto, sua cultura e principalmente seu público, para assim determinar quais veículos serão utilizados, objetivando o alcance dos resultados pretendidos. Cabe destacar que em alguns momentos a comunicação direta de fatos, decisões e acontecimentos se faz necessária, mas é importante olhar para o processo de comunicação como algo transformador, que possibilite a geração de novas ideias e pensamentos, trazendo melhorias criadas em conjunto.

A fim de que isso aconteça, momentos de diálogos entre os diferentes níveis organizacionais precisam ser estimulados de forma sistemática. Independentemente das técnicas de comunicação utilizadas pela organização, o processo de comunicação necessita ter coerência entre o que é comunicado e as ações que são realizadas, de forma a gerar engajamento das pessoas. Lembre-se de que excesso de informações pode causar confusão e que informações valiosas podem ser desperdiçadas. Assim, ser criativo nesse processo pode proporcionar a colheita de bons frutos.

 

Quer saber mais? ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Abril de 2025

Sebrae RS apoia empresas de energia com projetos focados em inovação e competitividade

SAIBA MAIS

 

28 de Abril de 2025

Unindo inovação, tecnologia e empreendedorismo, evento no RS coloca o Brasil no mapa do varejo mundial

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/03/2025 16:30

Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: