Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CRÉDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Processo

Engajamento

Qual a melhor forma de comunicação interna?

08/05/18
Rubia Marques Dornelles

Rubia Marques Dornelles

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
A comunicação interna é um processo que estreita os laços entre as partes e que transforma as pessoas

A comunicação interna é mais do que uma ferramenta que apoia a gestão de uma organização, é um processo que estreita os laços entre as partes e que transforma as pessoas, pois gera conhecimento a partir de trocas de informações. As organizações que ampliarem a sua visão em relação a esse processo possivelmente terão ganhos.

Algumas organizações descrevem através de procedimentos o seu processo de comunicação interna, definindo o que, como e quando comunicar, especificando quem comunica e para quem comunica. Esta é uma boa prática, porque padroniza situações e melhora o fluxo da informação. No entanto, em alguns casos, este é um caminho de mão única, onde quem comunica está em um nível hierárquico estratégico ou tático em relação aos demais níveis, não havendo o processo reverso, onde as pessoas da base possam disparar o processo de comunicação.

Qual a melhor forma de comunicação interna?

Ao estabelecer o seu processo de comunicação interna, a organização precisa levar em conta seu contexto, sua cultura e principalmente seu público, para assim determinar quais veículos serão utilizados, objetivando o alcance dos resultados pretendidos. Cabe destacar que em alguns momentos a comunicação direta de fatos, decisões e acontecimentos se faz necessária, mas é importante olhar para o processo de comunicação como algo transformador, que possibilite a geração de novas ideias e pensamentos, trazendo melhorias criadas em conjunto.

A fim de que isso aconteça, momentos de diálogos entre os diferentes níveis organizacionais precisam ser estimulados de forma sistemática. Independentemente das técnicas de comunicação utilizadas pela organização, o processo de comunicação necessita ter coerência entre o que é comunicado e as ações que são realizadas, de forma a gerar engajamento das pessoas. Lembre-se de que excesso de informações pode causar confusão e que informações valiosas podem ser desperdiçadas. Assim, ser criativo nesse processo pode proporcionar a colheita de bons frutos.

 

Quer saber mais? ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Histórias de Sucesso

Empreendedorismo

Conheça a Didio’s American Burger

Histórias de Sucesso

Planejamento

Libidus é exemplo de planejamento que deu certo

Notícias

18 de Abril de 2019

Participe do workshop e saiba mais sobre o Empretec

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2019

Para os empreendedores e a comunidade

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2019 12:08

Projeto E-Commerce ajuda a planejar e implantar as vendas on-line

Sebrae RS Podcast 12/04/2019 15:22

Sebrae-RS realiza 1º Fórum Estadual de Energia Solar em Bento Gonçalves

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: