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Casos de Sucesso

Restaurante Paladar obtém certificado do Programa de Alimentos Seguros

atualizado em: 19/01/17
Fabiola Catarina

Fabiola Catarina

Gerência de Relacionamento com Clientes

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O empreendimento de Rio Grande, que integra projetos coletivos do SEBRAE RS, é o primeiro da cidade a conquistar a certificação

Oferecer um produto de qualidade deve ser uma preocupação constante de quem trabalha no segmento de alimentação fora do lar. Para aprimorar ainda mais os seus serviços, o Restaurante Paladar, de Rio Grande, buscou em consultorias do SEBRAE RS o auxílio necessário para obter o certificado do Programa de Alimentos Seguros (PAS), emitido por meio de uma parceria entre a entidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). O empreendimento é o primeiro e único estabelecimento da cidade com essa certificação.

O empreendimento integra o projeto Qualificar os Serviços de Alimentação Fora do Lar e o Polo Gastronômico de Rio Grande. Segundo a gestora do SEBRAE RS, Jussara Cruz Argoud, a empresa já havia feito outras capacitações. “Em 2015 iniciamos o projeto Polo Gastronômico, no qual solicitamos a auditoria do PAS para buscar o certificado do Paladar. O segmento de alimentação fora do lar faz parte da cadeia produtiva do Turismo, e é importante que se qualifique todo o setor”, conta.

Após atendimentos e capacitações, as atividades do Polo Gastronômico começaram a preparar a empresa para obter o certificado. “Há uma consultoria específica para isso, que compreende todos os critérios necessários”, explica a gestora. O desenvolvimento dessa etapa varia conforme a situação da empresa no início da capacitação. “O trabalho tem como objetivo desenvolver metodologias para aperfeiçoamento técnico e processos, disseminando as boas práticas de alimentação”, explica Jussara.

A parceria do Restaurante Paladar com o SEBRAE RS, no entanto, é ainda mais antiga. O proprietário, Miguel Angelo Barroco, conta que atuava como produtor rural, quando decidiu abrir um restaurante, em 1999, na praia do Cassino. “Por conta da sazonalidade mudamos para Rio Grande no ano seguinte e, logo, tivemos contato com os projetos da entidade”, relembra. Um diagnóstico inicial apontou modificações que seriam importantes para o empreendimento, como infraestrutura e capacitação financeira. “Aos poucos, então, fomos crescendo. Já são 10 anos de parceria com o SEBRAE RS”, comemora.

O processo de certificação teve foco nas boas práticas, desenvolvendo aspectos como manutenção, organização de planilhas para limpeza e outros procedimentos e treinamento de equipe. “Trabalho aqui com minha esposa, com quem também divido a cozinha, e meu filho, além de outros 12 funcionários, e todos se envolveram com o processo”, ressalta. O empreendedor acredita que o fato de ser o único restaurante da cidade com a certificação irá impactar de forma muito positiva no seu empreendimento. “Estamos muito felizes com esse momento, pois qualificação é um processo que deve existir sempre”, aponta. O próximo passo, segundo Barroco, é otimizar o espaço do restaurante para abrir um café. “Já temos o projeto pronto, futuramente este será, também, o nosso negócio”, finaliza.

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