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Tanara Souza
Gerência de Soluções
A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Para Aristóteles, “a arte imita a vida”. Já para Oscar Wilde “a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida”. Em se tratando das lições de empreendedorismo e gestão de Maria Paz, personagem principal interpretada pela atriz Juliana Paes na novela “A Dona do Pedaço”, é possível dizer que ambas as afirmações estão corretas.
Quem assiste à novela conhece a história de Maria da Paz. Grávida, sem emprego e longe da família, após incentivo do seu vizinho começa a fazer bolos para se sustentar. O negócio cresce e dá tão certo que ela se torna dona de uma rede bem sucedida focada nesse tipo de produto.
Na verdade, a personagem e o mote da novela são retratos de diversos empreendedores e empreendedoras de sucesso que partiram do zero na vida real. Muitas vezes, com o objetivo apenas de sobreviver, viram que poderiam ir bem mais longe. Mas o que podemos tirar de lições de Maria da Paz?
Muitas pessoas sonham em ter um negócio, mas não saem desse estágio. Sempre colocam um empecilho ou, com receio, medo e incertezas, não vão adiante, não dão o primeiro passo.
É preciso levantar da cadeira e fazer, sem medo. O caso da personagem Maria da Paz é igual aos de milhões de brasileiros que, desempregados, buscam no empreendedorismo uma saída para ganhar a vida. Mas não é preciso esperar ficar desempregado. Empreender é sempre um desafio, claro que é preciso cuidar para não desperdiçar tempo e dinheiro, e focar na busca de conhecimentos em gestão e mercado é um bom começo.
Antes de sair alugando sala comercial, comprando móveis e contratando funcionários, pense bem e reflita sobre qual exatamente será o seu negócio, identifique uma oportunidade de negócio ou uma necessidade a ser atendida. Será um comércio? Ou montará uma empresa de prestação de serviço? Antes de tudo, busque entender qual o segmento em que atuará com exatidão, qual setor faz mais sentido para seu perfil – o seu “core business”.
Validar a ideia de modelo de seu negócio conversando com amigos e vizinhos e avaliando se é útil e atrativo para eles é um bom começo. Na ficção, de forma mais simplificada, Maria da Paz fez isso conversando com essas pessoas próximas.
Seu negócio está começando e você precisa ganhar mercado e mostrar seus diferenciais. No início, as pessoas não conhecem sua empresa nem a qualidade de seu produto ou serviço. Portanto, utilize a criatividade para atrair clientes, faça parcerias, demonstrações, degustações e promova vivências, permitindo que os primeiros clientes tenham uma experiência positiva e indiquem seu produto ou serviço para outros.
Na novela, Maria da Paz foi para a rua, em locais estratégicos, para vender seus produtos. E é dessa forma – sem precisar de grandes investimentos – que muita gente faz suas pesquisas de mercado e de aceitação de seus produtos.
Com a estratégia anterior será possível também você ter de forma mais clara quem é seu cliente. Mas não basta apenas ter a dimensão do seu público-alvo, é preciso estar continuamente pesquisando e procurando entender o comportamento dele.
Assim, quem acompanha a novela vê que, depois de 20 anos no mercado, Maria da Paz aumentou o leque de produtos oferecidos, justamente porque o perfil, os hábitos de os desejos dos clientes são dinâmicos, e mudam com o passar do tempo, obrigando o empreendedor a estar sempre criando novidades e adequando e personalizando produtos e serviços.
É essencial começar o negócio e separar a vida pessoal da vida da empresa. Primeiro pague as despesas da empresa e depois busque saber seu lucro. Importante também é buscar a formalização do negócio. Muitos empreendedores iniciantes preferem fugir de impostos e despesas decorrentes da formalização. Mas sem ela seu crescimento fica muito limitado, e o empreendedor acaba perdendo negócios. Na história da novela, Maria da Paz, depois de 20 anos, consegue dar um salto no seu negócio.
Sem a formalização, sem uma personalidade jurídica, certamente são seria possível o crescimento, pois ficariam inviabilizadas emissão de nota fiscal, utilização de máquinas de cartão de crédito, criação de conta bancária da empresa e, como novela, abertura de novas lojas.
No folhetim televisivo, a personagem logo de cara cria uma marca: o “Bolo da Paz”. Um trocadilho com seu nome, uma marca. Isso mostra a habilidade da personagem para o empreendedorismo, visto que ela entende que não adianta ter o melhor serviço ou produto ou qualquer outro diferencial importante se não comunicar isso para o mercado com um posicionamento que faça sentido. Não comunicar é o mesmo que não ter um diferencial. Por isso, a comunicação é tão importante quanto todo o restante.
Muitos empreendedores acabam deixando a comunicação de lado ou investem em qualquer estratégia, sem planejamento adequado, o que pode acarretar em perda de prestígio e de mercado para concorrentes que, muitas vezes, podem nem ter um produto tão bom. A comunicação, se bem feita, gera mais negócios e clientes.
Na novela, Maria da Paz teve que se reinventar. Uma situação limite a moveu. O empreendedor precisa ter isso em mente. É preciso estar aberto para assumir uma nova postura para ter o próprio negócio, assumir as rédeas de sua vida.
Da mesma forma, quando o negócio já estiver funcionando, é preciso mergulhar de cabeça, estar atento a inovações, novidades e formas de atrair novos clientes, manter os atuais e fazer o empreendimento prosperar.
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