Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Crédito Sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Inovação

Publicidade

Storytelling: contar histórias para vender mais

atualizado em: 13/11/17
Gustavo Moreira

Gustavo Moreira

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
A prática é uma apropriação das técnicas narrativas que ficaram consagradas em outras áreas, como literatura e cinema.

O storytelling é uma técnica publicitária usada para construir campanhas, que se assemelha à prática de contar histórias. Esse método é diferente das publicidades tradicionais, em que o anúncio é feito de forma mais agressiva, sugerindo diretamente que o cliente faça uma compra. Em geral, se opta por um andamento mais sutil, menos invasivo e mais envolvente.

Por mais que o termo storytelling tenha se popularizado nos últimos anos, a prática não é nova. Trata-se de uma apropriação de técnicas narrativas que ficaram consagradas em outras áreas, como literatura e cinema. Um dos elementos principais é a necessidade de garantir que a história contada seja relevante, para que a atenção seja retida e ela fique na memória por algum tempo. Esse ponto é especialmente relevante para os empreendedores, já que o marketing precisa competir com diversos outros estímulos. Pense sobre como, na nossa rotina, nos conectamos com diferentes fontes de informação a todo momento: televisão, rádio, internet, redes sociais e aplicativos no smartphone, por exemplo.

 

O primeiro passo é achar a mensagem que precisa ser divulgada. Para isso, é necessário pensar muito sobre quais os objetivos da empresa e o que o empreendedor gostaria que ficasse na memória. Quando achá-la, é necessário encontrar os traços emocionais dela. Uma história com começo, meio e fim nos ajuda a reter mais informações por aguçar os nossos sentimentos e experiências pessoais, que nos fazem gerar conexões únicas com o conteúdo.

A técnica da “Jornada do Herói”, também conhecida como monomito, é uma das estruturas de texto mais utilizadas atualmente no storytelling. Ela define um modelo de aventura pela qual o personagem deve passar para que a história seja envolvente, se dividindo nas fases de preparação, iniciação e retorno.

Na primeira, há um conflito em que o personagem se pergunta sobre os motivos de alcançar algum objetivo. A segunda compreende toda a jornada e os problemas enfrentados no trajeto, e a terceira é marcada pelo triunfo e pela volta para casa, com uma lição aprendida. Para facilitar o trabalho, são criados alguns arquétipos (ou modelos), como o herói, o mentor, o guardião (que tenta impedir que o herói comece a jornada), o arauto (que anuncia o aceite do desafio), o camaleão (com personalidade dúbia), a sombra (o vilão) e o pícaro (alívio cômico, para não deixar a história tão séria).

Na rotina de uma organização, uma prática bastante utilizada é o transmedia storytelling, que pretende fazer com que a história possa se espalhar por diversas plataformas, como o filme Matrix, que além do cinema teve versões para videogame. Uma boa forma de fazer com que a empresa compreenda esses conceitos é desenvolver atividades práticas de construção de personagens ou de histórias. Isso tornará mais fácil que, ao criar campanhas, a possibilidade de seguir a estrutura para emocionar mais o público seja lembrada.

 

Gostou deste artigo?

Conheça outros conteúdos para inovar no seu negócio – Clique Aqui

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: