Mais buscados: mEI crédito sei boas praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
A partir da demanda apontada por um cliente, a Incoel Automação, pequeno negócio de Caxias do Sul, desenvolveu um sistema de auxílio à separação de materiais em indústrias que é orientado através de uma sinalização luminosa. A ideia rendeu um equipamento e um software integrados com a finalidade de indicar o local e a quantidade que devem ser retiradas no pedido de separação desses materiais. A empresa participa do Projeto Metal Serra, do SEBRAE RS, que apoia o desenvolvimento do setor metalmecânico na Serra Gaúcha.
Esse novo produto da Incoel utiliza o conceito conhecido como Pick-To-Light, que em português significa pegue na luz. De acordo com o gerente Comercial da Incoel, Fabio Rafael dos Reis, ele consiste em sinalizar para a pessoa responsável pela separação de pedidos qual a posição no armazém e a quantidade que deve ser retirada de um determinado recipiente. A tecnologia é composta por módulos de sinalização e um software que realiza a gestão da separação.
O conceito pode ser utilizado em armazém e linha de montagem. “De acordo com nossas pesquisas, a melhoria na performance de separação é na ordem de 60% em relação à separação manual sem orientação por luz”, destaca Reis. O gerente revela que o desenvolvimento do produto teve origem na necessidade apontada por um cliente, que precisava de uma solução para agilizar a separação de materiais no seu estoque. “Após este contato inicial, buscamos desenvolver a solução, pois acreditamos que esta é uma necessidade de mais empresas, que até então não tinham uma opção economicamente viável no Brasil”, indica.
A relação entre a Incoel e o SEBRAE RS conta com mais de 10 anos de parceria. “Desde 2007, buscamos a entidade para nos qualificar. Já utilizamos várias consultorias (planejamento estratégico, marketing, formação de preço de venda) e participamos de muitos cursos promovidos por eles”, informa Reis.
Além disso, a empresa faz parte do Projeto Metalserra, que busca impulsionar os empreendimentos do setor metalmecânico da região. “Os principais benefícios de participar do Projeto são a integração que ele possibilita aos participantes e as oportunidades de contatos e trocas de informações”, conta o gerente da Incoel.
O gestor do Programa Metalserra do SEBRAE RS, Taisson Toigo, comenta que esta empresa já participa dos grupos da entidade há bastante tempo “É uma inovação em consonância com os conceitos da indústria do futuro (indústria 4.0). Ter um projeto desses em nosso grupo mostra a capacidade dos empreendedores da Serra Gaúcha em diversificar o mercado. É para isso que o Programa foi criado, para desenvolver novas possibilidades e diminuir a dependência das grandes indústrias”, comemora o gestor.
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.