Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Cases

Vale do Silício: inovação muito além da tecnologia

atualizado em: 17/06/19
Tanara Souza

Tanara Souza

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
No ambiente efervescente do Vale do Silício, era de se esperar que a inovação e a criatividade alcançassem segmentos além das grandes corporações tecnológicas

Todos já ouviram falar do Vale do Silício (Silicon Valley em inglês). É uma área da baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), que abrange 15 cidades e é conhecida pela alta concentração de empresas de alta tecnologia, como Google, Pixar, HP, NVidia, Apple, Adobe, Intel, Cisco, Symantec, Yahoo e muitas outras. Não é por acaso também que, quando ouvimos falar dessa região, já venham à mente empresas que investem muito em inovações tecnológicas, softwares, hardwares e equipamentos que trazem o futuro para o agora. Mas inovação não quer dizer só esse tipo de produto. Inovação pode estar em qualquer lugar, em qualquer tipo de empresa, até nos empreendimentos mais simples que, justamente, remam na direção oposta à maré para oferecer ao público experiências diferenciadas baseadas no bem-estar sem necessariamente terem alta tecnologia ou sistemas complexos.

No ambiente efervescente do Vale do Silício, era de se esperar que a inovação e a criatividade alcançassem segmentos além das grandes corporações tecnológicas. E isso é bem verdade. Como forma de inspiração, confira alguns cases de pequenos negócios da cidade de São Francisco que conseguiram se destacar entre os gigantes e estão indo muito bem em suas atividades e resultados.

 

Café da Casa

Este é um empreendimento bem brasileiro. A empreendedora Taís começou empreendendo com 23 anos em Goiânia (GO), quando convenceu a mãe a comprar um restaurante, mas que não deu certo. A família se mudou para São Francisco e resolveu abrir um pequeno café com coisas brasileiras: pão de queijo, açaí, tapioca, feijão com arroz, etc. Atraíram muitos clientes pela qualidade dos alimentos orgânicos e, principalmente, pela forma carinhosa de atendimento. Os clientes começaram a dizer que elas poderiam atender bem mais gente. Fizeram então uma parceria com uma designer da cidade, que ajudou a adaptar o café para ser mais universal e ampliar o perfil das personas do negócio, o que deu certo, pois já abriram a segunda unidade.

 

Laundré

É uma lavanderia self-service que adota o conceito “slow”, proporcionando um ambiente acolhedor para que as pessoas relaxem e curtam seu momento enquanto esperam suas roupas serem lavadas. A empreendedora Ariana Roviello diz que criou o negócio porque não se sentia à vontade nas tradicionais lavanderias desse tipo. Nasceu então o negócio, que foca na qualidade da lavagem das roupas, inclusive com produção do próprio sabão ecológico, e conta com um lounge e um café para as pessoas esperarem.

 

Namu Gaji

Um pequeno restaurante chinês com comida feita com ingredientes orgânicos vindos diretamente de uma fazenda da própria família que toca o negócio. Ambiente acolhedor, com pratos inovadores e saborosos, que tem o objetivo de ser um ponto de encontro de amigos e familiares para momentos agradáveis e serenos. Essa foi a ideia de Dennis Lee, que, com seus irmãos, continuou uma tradição da família, que sempre esteve no ramo de restaurantes.

 

Leaves and Flowers

Anna Morton e Emily Erb dão uma lição de empreendedorismo quando falam do seu negócio, que tem crescido muito: a casa de chás Leaves and Flowers. Já com vivência nessa área, as duas passaram um ano somente planejando e estruturando o negócio, que já está em seu quarto ano de existência. Com um fornecedor parceiro qualificado, o diferencial do local é cuidado e carinho em todo o processo: do plantio dos chás ao atendimento ao consumidor final, passando pela colheita e pelo transporte. Como suporte, toda a comunicação da empresa reforça essas características de calma, tranquilidade e bem-estar.

 

Four Barrel Coffee

Este é um café inovador, conhecido como o melhor café gelado do mundo. E o detalhe é que a “fórmula” para ter um café desses não é secreta, os sócios divulgam para todos em suas redes. Aberto em 2008, ele cresceu e ganhou fãs por ter um trabalho diferenciado que valoriza todos os envolvidos em sua cadeia produtiva. Eles visitam pessoalmente fazendas de café na Ásia, África e América Latina e encomendam diretamente desses agricultores. Nos cardápios, os clientes têm detalhes de cada tipo de café, inclusive com foto dos produtores, o que dá um sentido de pertencimento e conexão para quem consome o produto.

 

As lições do Vale do Silício

Esses são apenas alguns detalhes dessas histórias inspiradoras. Se você quiser saber mais sobre cada uma e ainda aprender a usar duas ferramentas essenciais para seu negócio, a Linha do Tempo e o Canvas da Persona (disponíveis para download), é só acessar gratuitamente o curso online “Vale do Silício: Inspire-se para Inovar”.

 

Saiba mais sobre o curso

Objetivos

Inspirar os empreendedores a inovarem na prática por meio do estudo de cases e compartilhamento de experiências com empreendedores do Vale do Silício.

Público-Alvo

  • Empreendedores que desejam pensar em um novo negócio; que precisam inovar no seu negócio já existente; ou que já possuem um negócio e desejam expandir com novos negócios.

Conteúdo

  • Entrevista com empreendedores do Vale do Silício: Café de Casa, Laundré, Namu Gaji, Leave and Flowers e Four Barrel Coffee.
  • Dificuldades enfrentadas no caminho empreendedor.
  • Principais diferenciais do negócio e como isso é relevante para inovação.
  • O que podemos aprender para aplicar em nossos negócios locais.

Ferramentas para apoio aos processos

 

Quer fazer o curso?

Acesse aqui: “Vale do Silício: Inspire-se para Inovar”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Julho de 2019

Agroinnovation aproxima startups e produtores rurais

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2019

Parceria entre Sebrae e Sicredi é renovada em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: