Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moveleiro

Otimização de Processos

Como ter mais produtividade ocupando menos espaço na marcenaria

atualizado em: 12/07/18
Cleandro Nilson

Cleandro Nilson

Founder, CEO Gabster

COMPARTILHE
Eliminar grande parte do custo de uma marcenaria e ainda liberar um bom espaço para expandir a produção

Há alguns anos já levantamos a bandeira da obrigatoriedade da otimização dos processos dentro da marcenaria. A melhoria contínua dos processos traz mais segurança financeira e solidez; faz com que a marcenaria seja uma empresa competitiva; e possibilita economia, pois elimina desperdícios de recursos de mão de obra, material e espaço. Analisar continuamente os potenciais de melhoria em todos os processos, entender o que pode ser otimizado, promover as mudanças, checar e aprender são iniciativas que continuamente fazem uma empresa crescer. É muito mais do que otimizar um processo. Falamos da possibilidade de eliminar grande parte do custo de uma marcenaria e ainda liberar um bom espaço para expandir a produção.

Como ter mais produtividade ocupando menos espaço na marcenaria

 

Principais ganhos

Espaço

A falta de espaço é um dos principais problemas enfrentados, principalmente, por pequenas marcenarias. Em épocas de alta demanda, a empresa fica lotada com produtos montados. Já em ocasiões de baixa produção, esse volume é reduzido.

Tempo

Normalmente, estima-se que um marceneiro gaste cerca de um dia para produzir um armário e pelo menos mais um para montá-lo e desmontá-lo.

Qualidade

A eliminação da pré-montagem também está relacionada à melhor qualidade das peças entregues, facilidade de locomoção, limpeza e manutenção do ambiente.

O que é preciso fazer

Não recomendamos deixar de fazer a pré-montagem de uma hora para outra. O empreendedor precisa estar com um nível de entendimento sobre gestão e estabelecer alguns padrões em seu negócio.

A empresa precisa estar em um nível de gestão mais controlado. A marcenaria deve ter um controle sobre o seu padrão de construção sob medida, com total consciência acerca de seu sistema construtivo (engenharia ou padrão dos móveis sob medida) e com controle do método construtivo (conjunto de atividades bem definidas para a produção do mobiliário) na produção.

O nível de gestão na empresa pode ser classificado em:

  • Inicial

Gestão baseada na experiência e conhecimentos advindos dos sócios ou proprietários que executam estratégias, processos e organização a partir da própria experiência.

  • Controlado

Estágio intermediário que indica a utilização de práticas em organização que, por outro lado, têm a aplicação dependente dos executores das atividades.

  • Sistematizado

Com processos otimizados e aplicação de práticas de gestão que independem das pessoas com uma cultura pela melhoria contínua dos processos já percebida.

  • Otimizado

Estágio avançado que, além de perseguir sistematicamente a melhoria dos processos, permite à empresa agir de forma inovadora para provocar saltos maiores de crescimento.

 

Passos fundamentais

Definir um sistema construtivo

A marcenaria precisa começar definindo um sistema construtivo para seus produtos. Ter um padrão é a base para ter controle na empresa, para sair do modo artesanal e para a produção linear de peças sob medida.

Implantar um método construtivo

Depois do sistema construtivo, a empresa precisa implantar o método construtivo, que são novos processos, para então chegar à produção linear de peças sob medida.

Investimento tecnológico

Para que o marceneiro tenha o melhor resultado possível e consiga desenvolver a gestão da empresa, é necessário que se invista em tecnologia. Atualmente existem diversas ferramentas que podem tornar todos os seus processos mais eficientes e precisos de forma instantânea, gerando dados importantes para nortear decisões de curto, médio e longo prazos. Com esses dados em mãos os gestores ficam mais preparados para a tomada de decisões frente a um cenário de constante mudança. Mas lembre-se que somente a tecnologia não fará milagres, pessoas e processos também fazem parte dessa engrenagem.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: