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Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
A taxa de natalidade no Brasil em 2015 era de 14,5 nascimentos para cada 1.000 habitantes; a projeção para 2030 é que deverá cair para 11,6 por 1.000, distante dos valores de 1980, quando a taxa era de 32,2 para cada 1.000 habitantes. Famílias menores com poucos filhos, este é o formato que se apresenta.
A baixa taxa de fecundidade impacta diretamente no mercado de produtos e serviços infantis. Por um lado, reduz-se a escala; por outro, com mais dinheiro para gastar e altas expectativas sobre o futuro das crianças, as famílias passaram a investir em opções mais sofisticadas de lazer, vestuário e educação.
Inserido nesse contexto, o setor moveleiro apresenta grande potencial de crescimento através da diferenciação no segmento de móveis infantis. Uma alternativa a ser explorada é personalização e flexibilidade em projetos de marcenaria, principalmente através do uso de serviços especializados de profissionais de arquitetura e design, qualificando os projetos e inserindo acabamentos de acordo com tendências de mercado.
Outra alternativa que está ganhando cada vez mais adeptos é a criação de “móveis montessorianos”. Baseados nos conceitos da pedagoga Maria Montessouri, eles incentivam a aprendizagem com base na própria criança, sua individualidade, momentos e fases, ressaltando a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o seu desenvolvimento físico e mental.
Promover um ambiente no qual a criança sinta-se livre para explorar, este é o conceito. Projetar uma cama baixa ou completamente no chão para fazer com que a criança levante e deite quando quiser sem precisar de ajuda para isso; criar estantes baixas para que criança possa guardar os brinquedos na altura das mãos; instalação de espelho para autodescoberta; e disponibilização de cabides para a escolha das próprias roupas são apenas alguns exemplos de aplicações dos móveis montessorianos.
Desta forma, o mercado de móveis infantis amplia o conceito de diferenciação e agregação de valor para as empresas, pois desperta desejo nos produtos e mexe com o sonho dos consumidores.
Assim, fica a questão: sua empresa está preparada para desbravar essas novas oportunidades?
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