Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
A taxa de natalidade no Brasil em 2015 era de 14,5 nascimentos para cada 1.000 habitantes; a projeção para 2030 é que deverá cair para 11,6 por 1.000, distante dos valores de 1980, quando a taxa era de 32,2 para cada 1.000 habitantes. Famílias menores com poucos filhos, este é o formato que se apresenta.
A baixa taxa de fecundidade impacta diretamente no mercado de produtos e serviços infantis. Por um lado, reduz-se a escala; por outro, com mais dinheiro para gastar e altas expectativas sobre o futuro das crianças, as famílias passaram a investir em opções mais sofisticadas de lazer, vestuário e educação.
Inserido nesse contexto, o setor moveleiro apresenta grande potencial de crescimento através da diferenciação no segmento de móveis infantis. Uma alternativa a ser explorada é personalização e flexibilidade em projetos de marcenaria, principalmente através do uso de serviços especializados de profissionais de arquitetura e design, qualificando os projetos e inserindo acabamentos de acordo com tendências de mercado.
Outra alternativa que está ganhando cada vez mais adeptos é a criação de “móveis montessorianos”. Baseados nos conceitos da pedagoga Maria Montessouri, eles incentivam a aprendizagem com base na própria criança, sua individualidade, momentos e fases, ressaltando a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o seu desenvolvimento físico e mental.
Promover um ambiente no qual a criança sinta-se livre para explorar, este é o conceito. Projetar uma cama baixa ou completamente no chão para fazer com que a criança levante e deite quando quiser sem precisar de ajuda para isso; criar estantes baixas para que criança possa guardar os brinquedos na altura das mãos; instalação de espelho para autodescoberta; e disponibilização de cabides para a escolha das próprias roupas são apenas alguns exemplos de aplicações dos móveis montessorianos.
Desta forma, o mercado de móveis infantis amplia o conceito de diferenciação e agregação de valor para as empresas, pois desperta desejo nos produtos e mexe com o sonho dos consumidores.
Assim, fica a questão: sua empresa está preparada para desbravar essas novas oportunidades?
Veja Mais
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.