
Mais buscados: MEi CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
Entre os grandes desafios enfrentados no dia-a-dia pelas empresas de móveis, estão os processos artesanais e a alta dependência de mão-de-obra especializada, o que torna seus processos morosos e, muitas vezes, eleva o custo operacional dessas empresas.
Com a evolução dos processos produtivos e a crescente automação dos maquinários nos últimos anos, torna-se possível revolucionar a fabricação de móveis nas pequenas empresas, por meio de uma produção conectada e inteligente, que integre projeto e processo produtivo.
A chamada produção conectada é realizada com o uso de softwares já disponíveis no mercado, que realizam a integração de forma eficiente entre o projeto realizado por um arquiteto, designer, projetista ou lojista, e o maquinário existente na produção da empresa. Sua implementação depende, obviamente, da capacidade de integração desse maquinário e da parametrização das informações, ou seja, de como serão conduzidos os processos, suas limitações e o gerenciamento eficaz do processo como um todo.
Uma vez realizado o projeto, dispõe-se de informações suficientes para geração de dados, como orçamento, lista de peças, acessórios, ferragens, custo do produto etc. Iniciada a produção, o projeto é integrado com o plano de corte ideal, a fim de reduzir desperdícios e otimizar o processo, e com os processos sequenciais, sejam de corte, usinagem, furação, borda, embalagem e expedição.
A implementação de um sistema de produção conectada possibilita dinamismo em todas as fases do processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação dos móveis, com menor uso de mão-de-obra, padronização de processos, aumento da qualidade final dos produtos, e consequentemente, uma prestação de serviço mais ágil, já que há redução dos tempos de produção, simplificação e organização dos processos e confiabilidade nas informações para produção e formação do preço de venda junto ao consumidor.
Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre Produção?
Acesse o Curso Despertando para o Lean
Veja Mais
Notícias
30 de Abril de 2026Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
SAIBA MAIS28 de Abril de 2026
Sebrae RS aposta em conexões e inovação para impulsionar negócios na Fenasoja 2026
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.