Mais buscados: Mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa
Sócia da Humanizare Psicologia Organizacional e Presidente da APEME
Nossos ancestrais fizeram uma escolha que mudaria a condição humana, revelando as relações interpessoais como um processo complexo para uma vantagem crucial de sobrevivência. Eles desceram das copas das árvores para uma vida desafiadora nas savanas. Este viver diferente exigiu uma nova atitude, que rendeu coordenação social e habilidades essenciais para a sobrevivência. A cooperação social, desde então, tornou-se necessária para a transformação de um viver coletivo, construindo um processo de evolução da inteligência. Dentro desta perspectiva, o grupo que revela o trabalho conjunto torna-se a chave para a evolução humana. Todo processo de mudança envolve escolhas fundamentais, por vezes difíceis e cheias de desafios, mas imprescindíveis para a nossa continuidade.
Desse modo, carregamos em nós as heranças de nossos ancestrais: somos movidos por um desejo de amizade e de cooperação. Queremos estar próximos de pessoas que nos transmitam segurança e conforto e, de certa forma, ficamos em estado de alerta quando nos deparamos com a contrariedade destes sentimentos, nos afastando.
O desejo de estar junto e fazer junto move a humanidade para a evolução, para o desenvolvimento e para o crescimento. Assim, a cooperação é sinônimo de amadurecimento e de fortalecimento. E dentro desta perspectiva, unir-se através de interesses comuns, para que todos possam ser beneficiados, é um ato de amor, de cuidado e de proteção que herdamos e perpetuamos. O associativismo tem esta ideia, esta causa: é um movimento importante de colaboração e de construção. Vivemos uma modernidade que nos impõe cada vez mais a necessidade de trabalhar em equipe para nos fortalecermos.
O associativismo é poderoso, pois é um instrumento vital para os negócios e para a comunidade, destacando as pequenas e médias empresas, que demandam ainda mais de apoio e de acolhida. O associativismo empolga, diminui barreiras e promulga um crescimento solidário, fortalecido e unificado. Novos negócios são necessários para a continuidade do empreendedorismo. Todo o suporte necessário para a sua continuidade é encontrado no associativismo e na cooperação de pessoas, equipes e negócios. Somos seres gregários, e juntos somos mais fortes!
Gostou deste tema? Quer saber mais?
Acesse o E-book Cooperação Empresarial: entenda o poder das alianças estratégicas para a sua empresa
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.