Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Cooperação e fortalecimento

O poder do associativismo

17/01/18
Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa

Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa

Sócia da Humanizare Psicologia Organizacional e Presidente da APEME

COMPARTILHE
Cooperação é sinônimo de amadurecimento e de fortalecimento. Unir-se através de interesses comuns, para que todos possam ser beneficiados, é um ato de amor, de cuidado e de proteção

Nossos ancestrais fizeram uma escolha que mudaria a condição humana, revelando as relações interpessoais como um processo complexo para uma vantagem crucial de sobrevivência. Eles desceram das copas das árvores para uma vida desafiadora nas savanas. Este viver diferente exigiu uma nova atitude, que rendeu coordenação social e habilidades essenciais para a sobrevivência. A cooperação social, desde então, tornou-se necessária para a transformação de um viver coletivo, construindo um processo de evolução da inteligência. Dentro desta perspectiva, o grupo que revela o trabalho conjunto torna-se a chave para a evolução humana. Todo processo de mudança envolve escolhas fundamentais, por vezes difíceis e cheias de desafios, mas imprescindíveis para a nossa continuidade.

Desse modo, carregamos em nós as heranças de nossos ancestrais: somos movidos por um desejo de amizade e de cooperação. Queremos estar próximos de pessoas que nos transmitam segurança e conforto e, de certa forma, ficamos em estado de alerta quando nos deparamos com a contrariedade destes sentimentos, nos afastando.

O desejo de estar junto e fazer junto move a humanidade para a evolução, para o desenvolvimento e para o crescimento. Assim, a cooperação é sinônimo de amadurecimento e de fortalecimento. E dentro desta perspectiva, unir-se através de interesses comuns, para que todos possam ser beneficiados, é um ato de amor, de cuidado e de proteção que herdamos e perpetuamos. O associativismo tem esta ideia, esta causa: é um movimento importante de colaboração e de construção. Vivemos uma modernidade que nos impõe cada vez mais a necessidade de trabalhar em equipe para nos fortalecermos.

O associativismo é poderoso, pois é um instrumento vital para os negócios e para a comunidade, destacando as pequenas e médias empresas, que demandam ainda mais de apoio e de acolhida. O associativismo empolga, diminui barreiras e promulga um crescimento solidário, fortalecido e unificado. Novos negócios são necessários para a continuidade do empreendedorismo. Todo o suporte necessário para a sua continuidade é encontrado no associativismo e na cooperação de pessoas, equipes e negócios. Somos seres gregários, e juntos somos mais fortes!

 

Gostou deste tema? Quer saber mais?

Acesse o E-book Cooperação Empresarial: entenda o poder das alianças estratégicas para a sua empresa

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

12 de Julho de 2018

Senado aprova readmissão de empresas excluídas em janeiro no Supersimples

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2018

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série Plano de Negócios #01

Sebrae RS Podcast 09/07/2018 15:08

Sebrae promove bate-papo online com novas regras para o Pronaf

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: