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Moveleiro

Cenário

Oportunidades e ameaças para pequenos negócios

29/11/18
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

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Percebe-se, em certa medida, a falta do desenvolvimento de uma cultura organizacional com foco nas pessoas, preparando-as para trabalhar na era digital

O setor moveleiro é caracterizado pela força do mercado interno, que absorve parte considerável da produção, deixando o mercado externo em posição secundária. Isso favorece oportunidades para a entrada das pequenas empresas no mercado, encontrando fácil demanda para seus produtos. Em contrapartida, há uma grande concorrência com médias e grandes, devido à diferença de capacidade produtiva, refletindo em menores prazos de entrega por parte dessas empresas, além de uma maior barganha na aquisição da matéria-prima por conta do volume de produção apresentado.

A região Sul congrega os principais polos moveleiros do País, onde existe uma alta densidade de pequenos negócios na cadeia produtiva, gerando oportunidades para que os empreendedores realizem parcerias de negócios já estruturados no setor tendo em vista atenderem às demandas do mercado e elevar a competitividade frente às grandes empresas. Este aglomerado de empresas atrai grande número de fornecedores de matérias-primas, insumos e maquinários, propiciando constante capacitação, atualização tecnológica e acesso a inovações no setor, principalmente no que tange a novos acessórios.

A marcenaria deixa de ser produtiva ao desenvolver e executar cada projeto de forma diferente, delegando a responsabilidade ao marceneiro para produzir de forma artesanal. Por mais que as dimensões dos produtos, as cores, os acabamentos, os materiais possam variar de projeto a projeto, a forma de construção e fixação deve ser padronizada. Isso fará com que a empresa garanta padrões de qualidade, desempenho e segurança, além de agilizar o processo produtivo. Definir um sistema construtivo traz economia e previsibilidade. Um dos maiores benefícios é a possibilidade de produção de múltiplos projetos em conjunto aproveitando significativamente a otimização dos materiais.

Para empresas mais estruturadas, o aumento produtivo pode vir através da automação. E em relação à indústria de móveis, especialmente, os robôs podem contribuir significativamente, possibilitando que se entregue mais em menos tempo, além de serem elementos muito importantes no que diz respeito aos desafios da produção, como a dificuldade cada vez maior em lidar com a demanda. Dessa forma, aumenta-se a capacidade produtiva e de customização da indústria moveleira.

Além disso, a robotização pode ser encarada como uma solução para a utilização de menos insumos, possibilitando a diminuição do desperdício e extraindo ao máximo as matérias-primas.

Podemos destacar como principais dificuldades da indústria brasileira de móveis em relação à tecnologia da informação e à modernização do chão de fábrica a capacidade de integração dos sistemas produtivos e administrativos, além da dificuldade de garantir a eficiência dos processos e de trabalhar a gestão da qualidade, desde o planejamento das operações até a disponibilização e o monitoramento em tempo real dos procedimentos realizados, sendo esses otimizados em um ambiente de rede integrada.

Também se percebe, em certa medida, a falta do desenvolvimento de uma cultura organizacional com foco nas pessoas, preparando-as para trabalhar na era digital, principalmente com o tratamento e o compartilhamento de informações interligadas na cadeia produtiva, o que melhora a tomada de decisões entre os envolvidos e permite a adaptabilidade dos processos e produtos com foco no mercado.

As despesas com vendas são relevantes para indústria, apesar de não representarem elevado percentual no total dos gastos, visto que, para escoar a produção, muitas empresas precisam investir em lojas e canais de vendas, em vez de dependerem de canais varejistas alheios. A diversidade dos canais de distribuição de seus produtos, os quais desembocam muitas vezes para a verticalização de suas atividades fazendo com que as companhias busquem dominar não só fabricação, mas também as distribuições, reflete-se na contratação de pessoal para o setor comercial, o qual passa marginalmente a ter mais vendedores próprios.

Oportunidades de parcerias

No caso de marcenarias, uma alternativa é a intensificação de parcerias com profissionais criativos, tais como designers, arquitetos e projetistas, para que estes se tornem um canal de vendas para indústria. O mercado de arquitetura e decoração é dinâmico e cíclico, acompanhar tendências inspiradas no contexto cultural e social, além de materiais desenvolvidos pela indústria, agrega valor pela diferenciação nos projetos em design e decoração.

Outro fator fundamental gerado através da intervenção do profissional criativo no processo de vendas é a profissionalização da apresentação de projetos. Através da utilização de recursos tridimensionais e fotos realísticas, é possível apresentar o resultado mais próximo da realidade, facilitando a aprovação da proposta e aumentando a satisfação do cliente.

Portanto, compreender o mercado-alvo em sua totalidade, contar com parceiros, desenvolver e profissionalizar a gestão, aliados à adoção de diferenciais tecnológicos, tornam-se essenciais para que os pequenos negócios possam se desenvolver tanto no mercado moveleiro nacional quanto internacional.

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