Mais buscados: mei Credito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
Constituído por pequenas e médias empresas, o setor moveleiro caracteriza-se pela segmentação de mercado e pelo uso de recursos naturais com potenciais renováveis. É o caso, por exemplo, das madeiras de MDP e MDF. Todas são de florestas renováveis de pinus e eucaliptos. Para evitar o desperdício e otimizar a atividade econômica, o setor tem investido na gestão de resíduos que, posteriormente a alguns processos produtivos, podem se transformar em uma nova matéria-prima, seja no mesmo segmento ou em setores distintos da indústria.
Enxergar o resíduo como material sem utilidade ficou no passado, analisa Cecilia Giovanella Cecconi, membro do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), pois todas as empresas utilizam a política do melhor aproveitamento dos resíduos e são cientes da importância de que os mesmos devem ser tratados no início do processo e não no final do túnel. De acordo com ela, algumas empresas trabalham com produção mais limpa, outras com conscientização interna aos funcionários para melhor aproveitamento.
Segundo o Conselho, os resíduos são separados por tipos e enviados a reciclagem. Somente os resíduos Classe I e Classe II, que não podem ser reciclados, são enviados para coprocessamento ou aterros licenciados. Os demais materiais são enviados para reciclagem e reaproveitamento. Os resíduos de MDP e MDF são utilizados como combustíveis na fabricação de telhas e tijolos.
Programa para a indústria
A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, está desenvolvendo no âmbito do Projeto Brazilian Furniture um programa de sustentabilidade direcionado à indústria moveleira. O Programa de Sustentabilidade Abimóvel 2018 vem desenvolvendo um plano de soluções e diretrizes que orientará as empresas do Projeto na gestão, operacionalização e implementação de uma produção mais sustentável.
De acordo com a associação, objetivo do programa é detectar possíveis ações e demandas a serem implementadas pela indústria moveleira na melhoria da competitividade do setor no mercado internacional. A WHF Design Company, consultoria responsável pelo programa, iniciou em janeiro um estudo que visa identificar, mapear e propor práticas para o desenvolvimento de uma gestão sustentável nas empresas do setor moveleiro do Brasil.
Desta forma, Daniel Luiz, presidente da Abimóvel, explica que trabalhar de forma sustentável tornou-se imperativo para as empresas se manterem relevantes a longo prazo, uma vez que a credibilidade ambiental passou a ser um importante fator de competitividade tanto nacional como internacional.
Veja Mais
Notícias
21 de Novembro de 2024Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape
SAIBA MAIS18 de Novembro de 2024
Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.