Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Processo

Relacionamento com parceiros: caminho mais curto para a inovação

08/11/18
José Cássio Simfronio

José Cássio Simfronio

Mestre em Administração | Consultor de empresas | Professor de MBA

COMPARTILHE
Vale muito pouco uma ideia quando ela está trancada a sete chaves e não se tem tempo ou recursos necessários para a colocar em prática; neste caso dividir pode ser multiplicar

As empresas vêm trabalhando para diminuir seus custos e assim se tornarem cada vez mais competitivas, isso contribui sensivelmente para a sobrevivência do negócio. O acúmulo de funções por parte dos empresários e a baixa capacidade de investimento podem gerar uma falta de atenção às necessidades dos clientes, deixando espaço para a entrada de concorrentes. Estar próximo aos clientes e parceiros e ficar atento aos concorrentes podem gerar novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas ideias.

A participação dos clientes e parceiros no desenvolvimento de soluções amplia a relação entre as partes e aumentam os negócios em cima de novas ideias que podem gerar inovações para o mercado. Muitas ideias estão trancadas a sete chaves, aguardando um tempo que talvez nunca se tenha, seja porque ainda precisem ser desenvolvidas ou que necessitem de investimentos para que saiam do papel.

As relações de desenvolvimento de novas soluções estão baseadas em aspectos essenciais para que todas as partes sejam beneficiadas, como a confiança, o comprometimento e o quanto elas estão interessadas em investir nessa relação. Sem a observação desses aspectos, pode não ficar claro o papel de cada um dentro da parceria e, assim, os negócios podem não evoluir.

Parceiros fundamentais

As empresas pequenas possuem um papel fundamental na economia e uma grande capacidade de gerar inovações para o mercado. Elas são mais flexíveis, não possuem muitos níveis de gerenciamento e contam com uma expertise focada na sua área de atuação. O desenvolvimento de novas ideias e a inovações gera diferenciais competitivos suficientes para buscar um crescimento que vai além da sobrevivência, o papel da relação que se tem com os clientes e parceiros é um caminho que deve ser bem avaliado.

Em um primeiro momento pode ser difícil compartilhar uma ideia a ser desenvolvida, mas se ela não sair do campo da imaginação ou até mesmo do papel, alguém pode ter esta mesma percepção de necessidade do cliente e desenvolvê-la antes. O desenvolvimento de novas ideias e soluções gera inovação, e esta continua sendo um dos melhores caminhos para se buscar a vantagem competitiva, e para isso os parceiros podem ser fundamentais.

Artigo escrito em parceria com

Tatiane Simfronio | Mestre em Qualidade Ambiental |Consultora de Empresas | Professora de MBA

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Novembro de 2018

Gaúchos participam da Feira Medica 2018, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2018

Santa Cruz do Sul recebe curso Líder Coach

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2018 11:56

Insight 2018 marca a semana global do empreendedorismo no RS

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: