Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Melhorias

Três pontos fundamentais para sua marcenaria se modernizar

06/12/18
Cleandro Nilson

Cleandro Nilson

Founder, CEO Gabster

COMPARTILHE
Não existe nada mais perigoso para uma empresa do que gastar com coisas erradas. Desperdiçar tempo, horas dos funcionários e materiais

Neste texto vamos abordar os três pontos que fazem a sua marcenaria se modernizar e ir além, obtendo altas taxas de conversão de vendas.

A primeira coisa que você deve fazer é eliminar os desperdícios.

Não existe nada mais perigoso para uma empresa do que gastar com coisas erradas. Desperdiçar tempo, horas dos funcionários e materiais.

Em todas as empresas existem pontos que podem ser otimizados, melhorados. E nas marcenarias existem, incrivelmente, muitos, mas muitos desperdícios. Vamos citar alguns exemplos:

• Desperdício em horas para fazer um projeto;

• Desperdício em horas para fazer um orçamento;

• Desperdício em horas para comprar materiais;

• Desperdício de chapas na hora do corte;

• Desperdício de materiais com extravios;

• Desperdício de horas na movimentação de peças;

• Desperdício de horas de máquina parada;

• Retornos desnecessários até a obra;

• Retrabalho dos marceneiros;

• Desperdício na hora de separar o material;

• Desperdício de tempo dos marceneiros ao desmembrar um projeto.

Cada desperdício vai consumindo uma parte do valor do lucro do projeto. É preciso acabar com todos esses desperdícios na marcenaria. Por isso é que falamos que em média 30% do valor de um projeto vai pelo ralo. É gasto desnecessariamente, não fica com ninguém. A eliminação dos desperdícios é então o primeiro ponto. Não adianta vender mais, querer fazer mais caixa, se existe um buraco no caixa que consome um valor considerável.

A segunda coisa a fazer é reduzir o prazo de entrega dos móveis.

Isto só é possível através da sistematização do que é feito dentro da marcenaria. Em outras palavras, é fazer só o que é necessário (já sem desperdícios), de forma ordenada para que no final o tempo da produção seja significativamente mais curto.

Eliminando os desperdícios e fazendo as coisas de forma ordenada, o prazo de entrega dos móveis com certeza pode reduzir de 2 a 3 vezes. É comum nossos clientes reduzirem o prazo de entrega dos móveis de 40 para 15 dias. Principalmente nesta época, em que a produção começa a aumentar.

Então além dos diferenciais, melhor preço – porque você já reduziu os desperdícios – e menor prazo – porque você já faz as coisas de forma ordenada em menos tempo, agora vamos tratar do número de coisas que você oferece ao cliente.

A velocidade está forçando uma rápida mudança. Competir com armários, móveis para dormitórios, banheiro e salas, está ficando muito difícil em grandes centros.

Esse é um fenômeno do mercado, que acontece em todos os segmentos, talvez até humano. O que é mais fácil acaba sendo feito pela maioria das pessoas, e todos acabam brigando pelo preço.

Talvez a saída fosse fazer um móvel mais difícil de ser copiado. Mas essa estratégia também já é utilizada por muita gente. Ficou meio óbvio.

Então qual é a saída? Mix de produto e experiência de compra do cliente. Nesse ponto entro fundamentalmente no conceito de negócio.

Aqui vamos falar de uma tendência do mercado. Está vindo rápida.

A terceira coisa que você deve fazer é melhorar o seu mix de produto.

Além das marcenarias tradicionais, surgiram muitas pequenas marcenarias a partir do fechamento de lojas, com o enxugamento de empresas, com a demissão de funcionários e também pessoas sem outra opção que resolveram se aventurar no mercado de móveis sob medida. Temos ainda o efeito da terceirização de serviços, que possibilita a profissionais liberais oferecerem montagem das peças entregues pelas revendas.

Aqui é que se separam os homens dos meninos. Hoje em dia falar que se tem uma marcenaria é fácil. Vender peças sob medida é fácil. Agora são poucos os que podem falar que possuem um bom negócio na área de mobiliário. Uma empresa atualizada com as novas tendências e rentável.

E para isso acontecer, uma frase muito simples: Resolva o problema do seu cliente.

Se o seu cliente está procurando móveis, então ele quer resolver um problema de funcionalidade, quer mais conforto, um novo visual para o seu ambiente ou as três coisas juntas. Se a sua marcenaria oferece uma pequena parte, uma parte da solução, então você terá muitos concorrentes. Vários estarão fazendo o mesmo e fatalmente você terá que brigar por preço.

Estas três coisas juntas possibilitarão uma taxa de conversão de 90% das vendas. Isso mesmo, a cada dez orçamentos é possível fechar nove vendas.

Se você surpreender o cliente oferecendo uma solução mais completa, com preço competitivo, com qualidade e em um curto espaço de tempo, terá muito mais chance de fechar a venda sem discutir o preço.

Mas isso só é possível para quem possui uma visão mais ampla de negócio. Um conjunto de processos encadeados, otimizados e eficientes onde pode-se ter lucro com um preço bem justo para o cliente. Muitas vezes até menor que o da concorrência.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS terá estande coletivo na Expodireto Cotrijal 2019

SAIBA MAIS

 

14 de Fevereiro de 2019

Nova edição do Empretec chega a Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/02/2019 11:33

Quatro MPEs de Pelotas e Rio Grande são selecionadas para Prêmio de Inovação

Sebrae RS Podcast 18/02/2019 12:23

Sebrae RS fará oficinas de degustação de vinhos, espumantes e sucos na Festa Nacional da Uva

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: