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Priscila Elisa Berselli
Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em Design Moveleiro, idealizadora e Creative Director da Côté
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É fácil observar que os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental têm sido cada vez mais abordados pela mídia e pelo mercado consumidor em praticamente todos os setores da economia. Uso de matérias-primas ecológicas e de origem natural, controle de impacto e de emissão de resíduos e controle de processos produtivos são algumas das práticas mais comuns ligadas ao tema. Mas e inovação na gestão de resíduos?
Todas as empresas precisam destinar corretamente seus resíduos de produção para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a grande maioria das indústrias possui algum tipo de serviço terceirizado de coleta e destina este material diretamente a aterros sanitários. Ou seja, o material simplesmente sai da cadeia produtiva e é armazenado de maneira a minimizar o seu impacto ambiental conforme suas características físicas e químicas.
Entre esses materiais, uma infinidade de retalhos e peças com algum tipo de falha de produção é simplesmente retirada da cadeia produtiva todos os dias. Poucas empresas estão questionando de fato o potencial desse material, que mantém sua excelente qualidade original, já que muitas vezes passou apenas pela primeira etapa de beneficiamento e corte dentro das fábricas. E por que não utilizar esse resíduo na cadeia produtiva novamente?
Foi exatamente após esse pensamento que surgiu a minha marca de acessórios, a Côté. Criamos produtos muito interessantes aplicando o conceito de upcycling – que é basicamente reutilizar os materiais sem modificar suas propriedades básicas, como acontece nos processos tradicionais de reciclagem, que transformam um produto em outro a partir de processos químicos e físicos, com gasto de energia para obter uma matéria-prima novamente.
Com este conceito, resíduos como retalhos de madeira, MDF e compensado naval da produção moveleira são combinados com retalhos de borracha e pó de cimento, ganham uma nova vida útil e retornam à cadeia produtiva. Transformamos o material em peças como brincos, colares e bolsas. A marca tem tido uma ótima aceitação do público, que fica muito interessado pelo conceito de reaproveitamento ao descobrir materiais que não são normalmente aplicados nesse tipo de produto.
É preciso revisar e revisitar os processos, pensamentos e ciclos de produção tradicionais. E não apenas para minimizar o volume de resíduo produzido, mas também para reduzir diretamente custos de produção, com aumento de valor agregado a partir da criação de novos produtos para o mercado e diminuição direta do consumo de insumos e matéria-prima.
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