Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Sustentatibilidade

Upcycling e o potencial de reúso dos resíduos industriais

01/11/18
Priscila Elisa Berselli

Priscila Elisa Berselli

Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em Design Moveleiro, idealizadora e Creative Director da Côté

COMPARTILHE
Upcycling é basicamente reutilizar os materiais sem modificar suas propriedades básicas, como acontece nos processos tradicionais de reciclagem

É fácil observar que os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental têm sido cada vez mais abordados pela mídia e pelo mercado consumidor em praticamente todos os setores da economia. Uso de matérias-primas ecológicas e de origem natural, controle de impacto e de emissão de resíduos e controle de processos produtivos são algumas das práticas mais comuns ligadas ao tema. Mas e inovação na gestão de resíduos?

Todas as empresas precisam destinar corretamente seus resíduos de produção para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a grande maioria das indústrias possui algum tipo de serviço terceirizado de coleta e destina este material diretamente a aterros sanitários. Ou seja, o material simplesmente sai da cadeia produtiva e é armazenado de maneira a minimizar o seu impacto ambiental conforme suas características físicas e químicas.

Entre esses materiais, uma infinidade de retalhos e peças com algum tipo de falha de produção é simplesmente retirada da cadeia produtiva todos os dias. Poucas empresas estão questionando de fato o potencial desse material, que mantém sua excelente qualidade original, já que muitas vezes passou apenas pela primeira etapa de beneficiamento e corte dentro das fábricas. E por que não utilizar esse resíduo na cadeia produtiva novamente?

Colar em MDF em destaque / Côté / Divulgação

Colar em MDF em destaque / Côté / Divulgação

Resíduos em alta

Foi exatamente após esse pensamento que surgiu a minha marca de acessórios, a Côté. Criamos produtos muito interessantes aplicando o conceito de upcycling – que é basicamente reutilizar os materiais sem modificar suas propriedades básicas, como acontece nos processos tradicionais de reciclagem, que transformam um produto em outro a partir de processos químicos e físicos, com gasto de energia para obter uma matéria-prima novamente.

Com este conceito, resíduos como retalhos de madeira, MDF e compensado naval da produção moveleira são combinados com retalhos de borracha e pó de cimento, ganham uma nova vida útil e retornam à cadeia produtiva. Transformamos o material em peças como brincos, colares e bolsas. A marca tem tido uma ótima aceitação do público, que fica muito interessado pelo conceito de reaproveitamento ao descobrir materiais que não são normalmente aplicados nesse tipo de produto.

É preciso revisar e revisitar os processos, pensamentos e ciclos de produção tradicionais. E não apenas para minimizar o volume de resíduo produzido, mas também para reduzir diretamente custos de produção, com aumento de valor agregado a partir da criação de novos produtos para o mercado e diminuição direta do consumo de insumos e matéria-prima.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Novembro de 2018

Gaúchos participam da Feira Medica 2018, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2018

Santa Cruz do Sul recebe curso Líder Coach

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2018 11:56

Insight 2018 marca a semana global do empreendedorismo no RS

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: