Mais buscados: MEI credito sei Boas Praticas CONSULTORIA
Pedro Brites Pascotini
Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS
A oliveira é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem, com registro de cultivos em torno de 6.000 a.C na zona da Palestina. Apesar de estar presente por mais de meio século no estado do Rio Grande do Sul, faz apenas pouco mais de uma década que a olivicultura vem se firmando como uma cultura promissora no agronegócio gaúcho. O Estado é atualmente o maior produtor do país. Ao todo, já são em torno de 2 mil hectares plantados espalhados em 55 municípios.
Para investir no ramo da olivicultura é aconselhado tomar algumas precauções, como saber quais são as áreas e as condições climáticas mais favoráveis para a cultura. De acordo com o zoneamento edafoclimático realizado pela Embrapa, o Rio Grande do Sul possui 7,4 milhões de hectares de terra com aptidão recomendável para o cultivo, sendo que 51% se encontra na metade sul do estado.
Essa região possui um clima adequado para a maturação dos frutos, com temperaturas entre 25°C e 35°C no verão. O inverno gaúcho também possui boas condições para a cultura da oliva, pois dificilmente ocorrem temperaturas abaixo de 0°C, variando geralmente entre 3°C e 15°C.
O produtor precisa ter atenção, porém, com a Umidade Relativa (UR) do ar, que quando muito elevada favorece o aparecimento de doenças fúngicas. Além disso, neblina e a alta UR do ar são prejudiciais principalmente no período de floração, na primavera, onde podem inviabilizar os grãos de pólen, afetando diretamente a frutificação. Se faz necessário evitar baixadas, onde ocorre o acúmulo de nevoeiros, bem como topos de morro, onde há intensidade de ventos. Terrenos com face de exposição norte são mais adequados, pois possuem maior tempo de captação de radiação solar.
Para os produtores recorrerem a um financiamento agrícola para a cultura da oliveira, um dos pré-requisitos exigidos é que o pomar esteja localizado em áreas recomendadas no zoneamento edafoclimático. Portanto, é importante que o produtor conheça este estudo para reduzir riscos e obter bons resultadas no cultivo das oliveiras.
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.